A Blackmagic Design anunciou que o renomado editor Kiyoshi Hirose, conhecido pelo seu trabalho em diversos projetos de anime de sucesso, utilizou o DaVinci Resolve Studio na montagem do anime “Look Back”, lançado nos cinemas.
Hirose é o diretor-executivo da Editz, uma empresa de pós-produção especializada em montagem de animes. A produtora trabalhou em diversos projetos, incluindo “Look Back” e a famosa série “Dandadan”. “Look Back” é uma adaptação em longa-metragem do mangá homônimo de Tatsuki Fujimoto, criador do famoso mangá “Chainsaw Man”, que também foi adaptado como uma série de anime.
Hirose tem uma trajetória profissional única, tendo deixado a profissão de cabeleireiro para trabalhar na indústria do cinema. Depois de usar vários sistemas e aplicativos de edição, ele implementou oficialmente o DaVinci Resolve Studio no fluxo de trabalho da sua empresa em 2022.
“Diferentemente da edição de ação real, a montagem de animes não requer o uso de imagens proxy comprimidas e de baixa resolução. Em vez disso, usamos os dados finalizados desde o início. Não há distinção entre a edição offline e online como em ação real; nós cuidamos de todo o processo até a masterização. Por isso, estávamos à procura de um software em que pudéssemos confiar para processar a entrega final com confiança”, disse Hirose.
“O DaVinci era originalmente um sistema de alto desempenho e pronto para uso, mas à medida que se tornou mais acessível para uso pessoal, eu me interessei por ele”, continuou. “Ele integra não apenas edição, como também a gradação de cores e composição em um único pacote de software. O DaVinci Resolve também oferece uma excelente flexibilidade. O sistema de edição que usávamos antes exigia que importássemos os ativos para o sistema, convertendo-os para formatos de arquivo específicos. No entanto, o DaVinci Resolve acessa os arquivos diretamente do local de armazenamento, facilitando o compartilhamento de dados até quando outro software é usado.”
Em “Look Back”, o processo de montagem seguiu um fluxo de trabalho no qual o diretor primeiro criou um storyboard em vídeo. Em seguida, Hirose gravou diálogos provisórios, os inseriu na linha de tempo do DaVinci Resolve e definiu a duração de cada corte. Depois, as principais animações foram criadas com base nessas durações e editadas na linha de tempo. A gradação de cores do filme foi então realizada na empresa de pós-produção Qooop com o DaVinci Resolve Studio e o DaVinci Resolve Advanced Panel.
“Em projetos de anime, há revisões constantes”, disse Hirose. “À medida que os layouts e as animações mais importantes são entregues, e as tomadas são refeitas, a linha de tempo deve ser atualizada constantemente. Para otimizar a eficiência, desenvolvemos um processo automatizado que adiciona automaticamente os cortes de substituição no Seletor de Tomadas.”
Anteriormente, a Editz gerenciava os dados de edição em um servidor de projetos interno, mas agora migramos para a Blackmagic Cloud. No momento, eles gerenciam cerca de 15 séries de anime e seis projetos de anime para cinemas na Blackmagic Cloud.
“Ter todos os projetos na nuvem facilita bastante o gerenciamento. Se o diretor ou a produtora tiverem o DaVinci Resolve, podemos compartilhar projetos instantaneamente. Ao trabalhar com pessoas que não usam o software, às vezes compartilhamos a tela da linha de tempo via Zoom para edição remota. Nesses casos, usamos o ATEM Mini”, explicou Hirose.
“De vez em quando, somos chamados para ir até as produtoras externas para trabalhar na montagem. Mas, ao solicitar que instalem o DaVinci Resolve para compartilhar a linha de tempo e os ativos conosco, agora conseguimos realizar tarefas, como substituir os cortes online. Graças a isso, as visitas presenciais reduziram significativamente. Anteriormente, tínhamos que agendar visitas todas vez que os cortes de substituição se acumulavam, mas agora podemos gerenciá-los sempre que há tempo, o que tornou tudo muito mais simples.”
“Acredito que a montagem deve ser o hub central da produção de animes”, afirmou Hirose. “Por exemplo, podemos substituir imediatamente as filmagens diárias da equipe de produção, permitindo que todas as equipes verifiquem a linha de tempo mais atualizada. Isso ajuda a encontrar erros logo no início e a gerenciar o andamento de maneira eficiente. Além disso, a equipe de composição geralmente ajusta o brilho e as sombras corte por corte, mas é mais fácil ajustar esses elementos quando visualizados no contexto de uma cena inteira. Ao compartilhar a linha de tempo do DaVinci Resolve, eles podem ajustar as cores enquanto assistem à sequência inteira.”
“Consolidamos os dados de todas as seções durante o processo de edição e distribuímos para cada equipe. Os comentários deles então retornam para a edição, e por fim, o corte final chega ao público. “Vejo o DaVinci Resolve como o elemento central desse processo”, concluiu Hirose.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube