A Egyptian National Media Authority (ENMA) é a organização pública de radiodifusão do Egito, operando sob mandato governamental desde 1945. Ao longo de décadas, a entidade se consolidou como uma das emissoras mais importantes do Oriente Médio e da África, tanto pela sua dimensão quanto pela qualidade e volume de conteúdo em língua árabe. A ENMA também é membro ativo de organizações internacionais de destaque, como a EBU e a ASBU. Atualmente, a autoridade produz e administra 19 canais de rádio independentes, incluindo emissoras nacionais, internacionais, regionais e temáticas, além de uma ampla oferta de programação televisiva composta por três canais nacionais, um canal internacional e seis canais regionais dentro do Egito.
A sede da ENMA está localizada no emblemático edifício Maspero, no Cairo, às margens do rio Nilo, um verdadeiro ícone da paisagem urbana da cidade, reconhecido por suas proporções monumentais, altura expressiva e pelo característico topo coberto por antenas de transmissão. Após muitos anos de operação satisfatória com um sistema digital de intercomunicação da KROMA Telecom e depois de um rigoroso processo de seleção de fornecedores por meio de licitação internacional, o departamento técnico da ENMA escolheu o sistema de intercomunicação AEQ CONEXIA, juntamente com os painéis de usuário AEQ TP9916. Trata-se de uma instalação de grande porte, compatível com a dimensão e a complexidade operacional da sede da ENMA, considerada um dos principais centros de radiodifusão da região.
A tecnologia de intercomunicação da AEQ permite que os usuários finais compartilhem recursos, otimizem fluxos de trabalho e gerenciem o controle das produções em sistemas robustos e altamente confiáveis, equipados com redundância e capazes de entregar elevada qualidade de áudio e processamento avançado de sinais. A solução é baseada em redes de áudio sobre IP e em um modelo de controle centralizado, representando um passo decisivo rumo a uma gestão de conteúdo mais integrada e simplificada, voltada a garantir o melhor resultado final em ambientes de produção complexos.
O núcleo do sistema de intercomunicação CONEXIA é a matriz AEQ XCORE, com capacidade para interconectar até mil dispositivos diferentes. A configuração instalada inclui redundância operacional completa na matriz central, com fonte de alimentação dupla, plataforma DSP redundante em formato N+1 e múltiplos controladores, assegurando alta disponibilidade, um requisito essencial em sistemas críticos como o intercom. A solução é complementada por 128 painéis de intercomunicação AEQ TP9116 de última geração, equipados com telas coloridas e múltiplos controles operacionais, distribuídos pelos 25 andares da sede da ENMA.
A plataforma AEQ CONEXIA se apresenta como uma solução abrangente, capaz de gerenciar todas as comunicações e contribuições de áudio de uma instalação. Sua estrutura é baseada em uma matriz de broadcast que permite a disponibilização, de forma totalmente modular, do maior número de formatos de áudio atualmente utilizados no mercado, com seleção de recursos conforme as necessidades específicas de cada sistema em determinado momento. Essa modularidade também possibilita redundância total, com backup automático tanto nos controladores quanto nas placas de processamento de áudio e nos pontos de comutação, incluindo ainda as próprias placas de entrada e saída multicanal ou discretas. O barramento interno TDM permite escalar a matriz para até 1.024 por 1.024 portas, garantindo qualidade de áudio em padrão broadcast, com amostragem de 48 kHz e profundidade de 24 bits, oferecendo flexibilidade e robustez a qualquer projeto de gerenciamento de áudio e intercomunicação.
A estrutura do sistema AEQ CONEXIA é baseada na matriz de áudio XCORE, instalada em um chassi de quatro unidades de rack dividido em três blocos principais. A seção frontal abriga os slots para placas DSP, responsáveis pelo processamento de áudio e pelos pontos de comutação de comunicação, com processamento dinâmico que permite a atuação automática de placas de backup. O sistema conta com 20 slots para essas placas, utilizados conforme o porte da instalação. Na parte traseira, há dois slots destinados às placas de controle, com opção de redundância, além de outros 21 slots dedicados às placas de entrada e saída para os diferentes formatos de áudio exigidos em cada aplicação, como SDI, fibra, AoIP, áudio analógico ou digital. O sistema incorpora ainda um painel traseiro central que atua como ponto de interconexão e como plataforma de transmissão do barramento TDM de 1.024 canais. O CONEXIA Master oferece um nível superior de gerenciamento, permitindo o controle de toda a camada de intercomunicação e a distribuição dos comandos de comutação definidos no mapa de configuração criado pelo usuário.
Já a nova série de painéis de usuário TP9000 foi projetada com qualidade de broadcast para garantir total compatibilidade com a tecnologia digital das matrizes CONEXIA e CrossNET. O áudio é digitalizado e processado em 24 bits e 48 kHz, com faixa de resposta de 20 Hz a 20 kHz e níveis desprezíveis de distorção e ruído. Com o painel de expansão EP9116, é possível configurar sistemas com até 64 alavancas físicas. A facilidade de instalação também foi considerada, com conectividade IP capaz de gerenciar áudio de alta qualidade em formato DANTE, compatível com o padrão AES67. Os painéis contam ainda com portas analógicas, KROMA digital e VoIP, além de DSP interno que viabiliza processamento digital de áudio para cancelamento de eco acústico e nivelamento automático de voz, tonalidade e hábitos de fala de cada operador. O projeto acústico foi cuidadosamente desenvolvido para garantir máxima inteligibilidade e som natural.

Os painéis AEQ TP9116 oferecem funções de fala e escuta, além de controle individual de volume para cada ponto de comunicação, por meio de teclas basculantes de quatro direções, com 16 teclas de pontos de cruzamento e quatro páginas, acompanhadas por quatro displays gráficos RGB. O painel frontal inclui ainda microfone eletreto tipo pescoço de ganso, alto-falante interno e conector Mini XLR para headsets. Dentro da família TP9000, estão disponíveis dois formatos de painel de usuário e um painel de expansão, incluindo versões para rack, desktop e expansão.
Este projeto de grande relevância no Egito foi conduzido integralmente pelas equipes de engenharia técnica, projetos e operações da ENMA, em conjunto com os serviços centrais da AEQ em Madri e com o suporte do parceiro local da empresa no país, a WHASH.
Site relacionado: https://aeq.eu/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube