A Blackmagic Design revelou que o estúdio de produção de áudio Cezanne Producciones, sediado em Madri, gravou, mixou e masterizou “El loco” utilizando as ferramentas de pós de som Fairlight do DaVinci Resolve Studio.
A Cezanne Producciones foi escolhida para gravar a apresentação “El loco” da Orquestra e Coral da Comunidade de Madri (ORCAM), que acompanhará o Balé Nacional da Espanha (BNE) em uma turnê pelos Estados Unidos e Japão em 2024.
“Gravar uma orquestra com 70 músicos é um dos desafios mais complexos que se pode enfrentar na área de áudio”, disse Javier Monteverde, engenheiro de áudio e fundador da Cezanne Producciones. “E quando se acrescenta a sobreposição de componentes musicais contemporâneos em uma composição feita especialmente para balé, a complexidade aumenta ainda mais.”
Inspirado na história real do dançarino espanhol Félix Fernández, “El loco” conta com coreografia de Javier Latorre e música de Manuel de Falla, Mauricio Sotelo e Juan Manuel Cañizares.
Monteverde, cujas conquistas incluem várias indicações ao Grammy Latino e uma vitória em 2021, encarou o desafio de gravar a orquestra com entusiasmo. “Levar uma orquestra completa em turnê com o balé é impossível e, na maioria dos casos, caro ou complicado demais contratar e preparar uma orquestra local”, afirmou.
Foram necessárias várias sessões de gravação ao longo de cinco dias, utilizando 20 microfones, com microfones individuais dedicados para instrumentos específicos, cujas gravações foram então carregadas na página Fairlight do DaVinci Resolve Studio.
“Mixar uma orquestra é como montar um quebra-cabeça tridimensional. A Fairlight usa os metadados para organizar as peças do quebra-cabeça em diferentes linhas do tempo dentro de pastas de projetos com rapidez e eficiência”, explicou.
Inicialmente, foi produzida uma mixagem preliminar sem automação, testando diferentes reverberações para criar a sensação de um espaço maior e adicionar profundidade ao ambiente. “Em seguida, discuti os resultados com o regente (Manuel Coves), coreógrafo e diretor do BNE (Rubén del Olmo). Com todos satisfeitos, comecei a mixar e automatizar”, diz Monteverde.
Como sua estação de trabalho de áudio digital (DAW) anterior tinha quase uma década de idade, nos meses que antecederam “El loco”, Monteverde decidiu que era hora de fazer um upgrade e procurou a Area Suena, uma revendedora da Blackmagic Design especializada em pós-produção.
Com a experiência operacional e a qualidade de fabricação no topo da lista de desejos de Monteverde, a Area Suena especificou e instalou o Fairlight Desktop Audio Editor com o Fairlight Console Channel Fader integrado ao DaVinci Resolve Studio.
“Engenheiros de áudio experientes como eu adoram o Fairlight e estavam curiosos para ver até onde ele iria como parte do DaVinci Resolve. Combinar o hardware com o software foi o verdadeiro teste desse novo fluxo de trabalho”, revela Monteverde.
“Não gosto muito de operar faders com o mouse. Preciso tocar e movimentar os faders, então a experiência do hardware e do software precisa ser muito boa. Os testes rapidamente eliminaram todas as minhas preocupações; a qualidade do material do painel e a experiência superaram todas as expectativas”, acrescentou.
Monteverde trabalha com o Fairlight há 25 anos. “Ele continua sendo a referência da produção de som”, conclui. “Ainda não encontrei nada melhor para edição e mixagem de música clássica. E não é apenas o conjunto de ferramentas, mas os resultados sonoros. O motor de áudio Fairlight é simplesmente incrível!”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube