O Rebellion Club, maior espaço independente de seu tipo na Grande Manchester, atualizou seu sistema de som para uma solução point-source da Electro-Voice, resolvendo os problemas acústicos do local. O novo sistema, alimentado por amplificadores Dynacord, trouxe mais clareza e melhorou a experiência sonora em um ambiente acusticamente desafiador.
Localizado no centro de Manchester, o Rebellion é um marco da cena de metal, rock e punk do Reino Unido há mais de uma década, recebendo regularmente apresentações de destaque de artistas internacionais. No entanto, a estrutura física do local, com capacidade para 520 pessoas, sempre tornou a qualidade do som um desafio.
“É um espaço horrível para instalar um sistema de som”, afirma Jason Hartley-Smith, Diretor Técnico do Rebellion. “É um prédio de tijolos em formato de bota, então há muitas reflexões da parede em frente ao sistema de som e eco vindo dos monitores por causa da parede atrás. Além disso, há vigas altas na frente do palco que criam mais uma superfície dura.”
A altura do teto é muito baixa para garantir um som consistente com uma solução de line array, então o Rebellion optou por permanecer com alto-falantes point-source na atualização. Após muita discussão sobre qual marca escolher, a Electro-Voice foi a melhor opção. “Sempre achei que a Electro-Voice tinha boa qualidade”, diz Hartley-Smith. “Sempre fui fã do equipamento da EV, então pareceu natural.”
Utilizando os pontos de suspensão já existentes, o Rebellion agora conta com clusters de dois EVF-1152D em cada lado do palco como caixas principais, apoiados por quatro subwoofers X12-128 dual-18” em modo cardioide para as baixas frequências. Um EVF-1122D adicional fornece preenchimento traseiro, enquanto três EVU-1062s oferecem preenchimento frontal. A solução da Electro-Voice continua no palco com seis wedges MFX-15MC servindo como monitores.
O sistema é alimentado por amplificadores da série L da Dynacord. Oito amplificadores L3600FD de dois canais, com 1800 W cada, oferecem desempenho acústico ideal e confiabilidade para o Rebellion. O sistema também é aprimorado pelo controle completo via SONICUE, um software de som que proporciona configuração, controle e operação intuitivos para obter o melhor som possível no local.
Com o novo sistema instalado, o Rebellion agora apresenta uma qualidade sonora melhor do que nunca, graças à clareza proporcionada pelo equipamento da Electro-Voice. “Havia um problema de clareza com o sistema antigo, mas agora está realmente claro”, comenta Hartley-Smith. “Conseguimos colocar som suficiente com clareza para superar a reverberação. Estou absolutamente satisfeito, e todos os meus engenheiros estão superfelizes.”
A solução da Electro-Voice também recebeu reações positivas de artistas que se apresentaram no clube. “As bandas que passam por aqui veem um sistema point-source da EV e ficam muito satisfeitas, especialmente as bandas americanas”, afirma Hartley-Smith. “Recebemos ótimos feedbacks sobre o sistema de som de todos que passaram por aqui.”
Refletindo sobre a diferença que o novo sistema fez para o Rebellion, Hartley-Smith elogia a solução. “Para mim, como engenheiro de som, é uma diferença gigantesca; agora é um prazer ouvir o som”, explica. “Costumávamos operar em cerca de 105 dB, mas agora costumo operar em torno de 102 dB, e parece mais alto – parece que há mais presença do que o medidor de SPL indica. Isso tem a ver com a clareza dos agudos. Eu gosto muito.”
Site relacionado: https://electrovoice.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube