Home Reportagens Electronic Studio Basel (ESB) adota novo sistema de mixagem com soluções da Lawo

Electronic Studio Basel (ESB) adota novo sistema de mixagem com soluções da Lawo

Por Ricardo Batalha

Novo sistema de mixagem de áudio, instalado pela suíça SLC Broadcast, inclui dois consoles de 24 faders Lawo mc²36 idênticos e suas interfaces correspondentes

O Electronic Studio Basel (ESB), com 150 anos de história, está sendo atualizado para a tecnologia IP da Lawo, permitindo que os futuros engenheiros de som treinem em dois consoles de áudio Lawo mc²36 e as unidades de E / S compactas. A instalação de Lawo na Basel Academy of Music (Musikakademie Basel) também será usada para gravar composições eletrônicas contemporâneas, executadas por pequenos e grandes grupos, bem como orquestras inteiras.

O novo sistema de mixagem de áudio, instalado pelo integrador de sistemas suíço SLC Broadcast, inclui dois consoles de 24 faders Lawo mc²36 idênticos e suas interfaces correspondentes (compatível com MADI, RAVENNA, AES / EBU, operação analógica). Cada uma das duas caixas fornece 32 entradas de mic / linha, 32 saídas de linha, 8 entradas digitais AES3, 8 saídas digitais AES3, 8 GPIOs, uma porta RAVENNA e uma porta de linha de link MADI (SFP). Também fazem parte da atualização as interfaces de áudio Horus e HAPI, da Merging Technologies.

No projeto, grande importância foi colocada na escalabilidade dos componentes durante a seleção do equipamento para o upgrade. De pequenas gravações móveis a grandes concertos ao vivo com gravação paralela, os sistemas de áudio devem usar as mesmas interfaces digitais e a mesma topologia de rede. No caso de grandes aparelhos com gravação simultânea, todos os componentes, inclusive as placas de som virtuais dos laptops, são colocados em funcionamento. A flexibilidade da configuração baseada em IP da Lawo também permite que se trabalhe em vários projetos ao mesmo tempo.

A Basel Academy of Music dá grande valor ao uso de tecnologia e equipamentos atuais em seu treinamento de áudio, especialmente nas áreas de reforço de som e tecnologia de estúdio de gravação. Além do ensino teórico de “design de áudio”, a oportunidade para os alunos trabalharem em um moderno sistema de mesa de mixagem também é essencial. O design de áudio, conforme descrito por Volker Böhm, que conduz o curso, é a “implementação técnica artística da composição auxiliada por computador.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados