Home Reportagens Emissora boliviana usa transmissores GatesAir em transição à TV Digital

Emissora boliviana usa transmissores GatesAir em transição à TV Digital

Por Redação

Os transmissores refrigerados a líquido Maxiva ULXTE foram adquiridos pela ATB na primeira fase da transição entre a ISDB-Tb DTV

A emissora privada ATB Bolívia contratou a GatesAir, em colaboração com a parceira regional Sonotec, para fazer a transição para a TV digital ISDB-Tb nas cidades de Cochabamba e La Paz, cumprindo a primeira fase do governo de entrega da Programação de TV digital nessas duas cidades, que inclui a cidade de Santa Cruz, em um período de seis meses.

A GatesAir forneceu os seus transmissores Maxiva ULXTE para suportar a transição com uma cronologia de entrega acelerada, que permitiu à Sonotec instalar e comissionar ambos os sistemas antes do prazo final de junho.

O Governo da Bolívia adotou o padrão ISDB-Tb em 2011 e está agora na primeira fase de uma transição gradual em todo o país que será concluída em 2024. A ATB escolheu o GatesAir para os projetos de Cochabamba e La Paz devido à longevidade e o desempenho de transmissores de TV analógicos GatesAir em serviço por muitos anos em todo o país. Os novos sistemas DTV transmitem um canal ISDB-Tb HD e um canal móvel para populações dentro e perto dos limites da cidade, com transmissão por satélite para provedores de serviços de TV em áreas rurais, em conformidade com as regulamentações do governo boliviano. A ATB prevê que um terceiro canal DTV será adicionado à rede em breve, observando que a largura de banda da ULXTE ajudará a maximizar o espectro ISDB-Tb.

“Embora o site de Santa Cruz tivesse um transmissor de TV analógico existente que pudemos converter no campo, os locais de Cochabamba e La Paz eram muito desafiadores, pois precisávamos de novos transmissores que pudessem funcionar com a infraestrutura de RF existente”, explica Javier Fernandez, CTO da ATB. “Até agora, temos experimentado uma melhoria notável na qualidade do sinal e expandimos a cobertura em todas essas regiões com o sistema GatesAir, juntamente com uma arquitetura flexível que suporta prontamente a introdução de novos canais e serviços. Esses fluxos de trabalho de TV digital de alto desempenho vão mudar dinamicamente o negócio da televisão na Bolívia, pois representa um grande esforço econômico e financeiro para as emissoras de nosso país ”.

A ATB selecionou o transmissor Maxiva ULXTE devido às eficiências de seu design refrigerado a líquido. De acordo com Fernandez, esse design reduz o uso de ar condicionado, reduzindo o consumo geral de energia. Isso eventualmente se traduzirá em contas de energia muito menores quando os atuais transmissores de TV analógicos refrigerados a ar forem completamente eliminados.

Fernandez acrescenta que o design ULXTE oferece adicionalmente eficiências em outros aspectos operacionais e de manutenção.

“O tamanho compacto e a modularidade desses transmissores simplificaram toda a logística de instalação, o que foi de grande importância devido ao cronograma desafiador para essa fase da transição da DTV”, esclarece Fernandez. “Além disso, o ULXTE funciona muito silenciosamente e reduziu significativamente a poluição sonora no ambiente de transmissão. A modularidade de fácil utilização também tornará muito simples a troca de peças e a realização de ajustes e reparos, embora acreditemos que isso não será necessário por vários anos, dada a nossa experiência positiva com a marca GatesAir. ”

Para garantir um processo de instalação e comissionamento tranqüilo, os engenheiros de vendas regionais da GatesAir realizaram seminários locais de treinamento, seguidos por visitas in loco.

“Estamos muito agradecidos pela oportunidade de trabalhar com a ATB nestes estágios iniciais de uma transição importante que equilibrará delicadamente a oferta de serviços de TV analógica e digital nos próximos sete anos”, afirma Rich Redmond, presidente e diretor administrativo da International para GatesAir. “Estamos confiantes de que o desempenho e a eficiência dos nossos transmissores Maxiva e da arquitetura ULXTE de resfriamento líquido trarão benefícios para a ATB Bolívia nos próximos anos, ao mesmo tempo reduzindo mão de obra e despesas para ambas as organizações, além de permitir novos serviços de TV digital para a população boliviana.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados