Home Reportagens Emissora de TV privada mais antiga da Suíça é revitalizada

Emissora de TV privada mais antiga da Suíça é revitalizada

Por Redação

Para conectar seus canais e simplificar seus fluxos de trabalho, a Telebasel optou por soluções abertas da EditShare, MoovIT e Adobe

O cenário atual de criação de conteúdo é complicado. Os produtores de mídia precisam adotar novos fluxos de trabalho de produção e opções cada vez mais diversas para a exibição de vídeos. Além do cabo e satélite tradicionais, os serviços de streaming (OTT) estão conquistando uma parcela cada vez maior da atenção dos telespectadores, muitas vezes em novos formatos como HDR e 4K. Não existe uma solução “tamanho único”. A melhor abordagem é uma solução aberta que divide os fluxos de trabalho em diferentes camadas, tecendo a melhor tecnologia para criar uma plataforma ágil que simplifica e facilita a criação, gerenciamento e distribuição de mídia, ao mesmo tempo que fornece flexibilidade para crescimento.

Essa abordagem é exemplificada pela solução escolhida para uma reforma completa na Telebasel, a emissora privada mais antiga da Suíça. O objetivo da emissora era criar uma infraestrutura preparada para o futuro que levasse a melhorias dramáticas na colaboração entre departamentos e na produtividade geral. É importante ressaltar que a Telebasel queria oferecer aos usuários do Adobe Premiere Pro uma experiência familiar enquanto aumentava a eficiência em toda a empresa de mídia.

Conteúdo de mídia intercambiável para canais tradicionais, sociais e digitais
Um componente chave da programação do Telebasel é o “Newsblock”, um programa de notícias ao vivo onde as notícias são desenvolvidas e moderadas internamente. Os pacotes de notícias precisam ser visualmente atraentes e conter as informações mais recentes. Além de notícias ao vivo, a Telebasel produz programas de estilo de vida e entretenimento que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, bem como canais digitais e sociais que precisam estar sincronizados com os programas enquanto promovem um envolvimento mais profundo com o público.

“Nosso material precisa permanecer flexível e adaptável, até o ponto de transmissão”, disse Pascal Jacot, chefe de tecnologia da Telebasel. “É importante para nós podermos trocar conteúdo entre nossos canais e reagir rapidamente ao desenvolvimento de histórias. Também precisamos incluir a reação do público na forma de videoclipes. ”

A Telebasel precisava de uma solução que integrasse seus canais digitais, sociais e lineares em um fluxo de trabalho contínuo de produção e distribuição de mídia. Produtos prontos para uso não eram adequados. O que era necessário eram integrações de nível mais profundo que simplificavam tarefas complexas, permitindo que a Telebasel interaja com públicos, clientes e meios de comunicação externos.

Soluções abertas integram canais e removem complexidades para contadores de histórias
Para conectar seus canais e simplificar seus fluxos de trabalho corporativos, a Telebasel optou por soluções abertas da EditShare e MoovIT. Com base no Adobe Premiere Pro, o novo fluxo de trabalho é centralizado em torno do ambiente de armazenamento otimizado de mídia de alto desempenho do EditShare. Com o armazenamento centralizado, a plataforma de gerenciamento de ativos do EditShare, FLOW, e as ferramentas de administração de grupos de trabalho do MoovIT, Helmut, combinadas para otimizar o processo de criação de mídia. Eles automatizaram, simplificaram ou realizaram etapas manuais desnecessárias ou procedimentos complexos que eram comuns durante o compartilhamento, criação e distribuição de conteúdo no Telebasel.

APIs abertas, de EditShare e MoovIT, permitiram que a Telebasel não apenas integrasse seus fluxos de trabalho de canal, mas também os personalizasse. As atribuições exclusivas e estruturas administrativas são claramente definidas, enquanto seus processos técnicos e colaborativos bem ajustados são perfeitamente automatizados, produzindo resultados poderosos.

O processo de edição da Adobe é mais aberto, colaborativo e intercambiável. Com o conteúdo centralizado, os editores do Telebasel podem visualizar e editar vídeos diretamente de suas mesas ou locais externos remotos. O material é processado em tempo real, com editores acessando proxies no FLOW e Helmut, sincronizando os dados para os cortes em alta resolução em background. Assim que a edição estiver concluída, o Helmut renderiza e adiciona clipes automaticamente à programação do canal. Toda a mídia é armazenada centralmente com metadados ricos em EFS, permitindo o controle e administração de ativos de mídia em escala.

“Os recursos de gerenciamento centralizado foram cruciais para todo o sistema”, acrescentou Jacot da Telebasel. “Os novos fluxos de trabalho nos ajudaram a integrar rapidamente relatórios ao vivo e noticiários nos formatos de transmissão recém-adaptados.”

A implementação do Telebasel é um modelo perfeito para outras organizações, de qualquer tamanho, que buscam implantar armazenamento centralizado integrado, administração e orquestração “sob o capô” e mídia altamente colaborativa e gerenciamento de projetos para fluxos de trabalho empresariais da Adobe.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados