Home Reportagens Emissoras de TV e produtoras apostam no Penta 720 da NTP Technologies, através da Soundware Media

Emissoras de TV e produtoras apostam no Penta 720 da NTP Technologies, através da Soundware Media

Dispositivos Penta 720 representam uma nova geração de sistemas matriciais capazes de rotear áudio com grande flexibilidade

Por Ricardo Batalha

O Penta 720 Modular I/O da DAD (Digital Audio Denmark) da NTP Technology, uma marca amplamente reconhecida no mundo do áudio presente nos principais estúdios de rádio e gravação, agora chega a produtoras e emissoras de TV através da Soundware Media. Sua qualidade, versatilidade e confiabilidade têm sido evidentes ao longo destas décadas. De fato, outros fabricantes importantes têm utilizado sua tecnologia para implementar seus dispositivos.

Os populares dispositivos Penta 720 representam uma nova geração de sistemas matriciais capazes de rotear áudio com grande flexibilidade. Eles lidam com múltiplos formatos de sinal, analógicos e digitais, ao mesmo tempo que seu tamanho compacto de 2U permite seu uso em estúdios de televisão ou rádio, unidades móveis ou eventos.

As ranhuras de expansão oferecem ao usuário opções interessantes para se adaptar às necessidades de produção, com a possibilidade de substituição hot-swop. Como sistema base, é capaz de lidar com 16 I/Os AES EBU, 64 I/Os Dante e 192 I/Os MADI. Além disso, cada chassi Penta 720 oferece 8 baías para incorporar até oito placas opcionais.

A gama de placas disponíveis inclui interface de entrada analógica de oito canais (com opção de pré-amplificadores de microfone de alta qualidade), saída analógica de oito canais, interface embedder/de-embedder de SDI/HD/3G duplo (até 32 canais) ou placas AES (16 I/Os). Se mais conectividade Dante ou MADI for necessária, existem placas com até 128 I/Os cada. No caso das placas MADI, elas também são compatíveis com o formato proprietário de NTP HotLink.

Existem opções adicionais de processamento (placas SPQ), monitoramento (Pro Monitor) e sistemas de controle com inteligência adicionada (sistemas RCore com clientes VMC), que permitem integrar essas matrizes com sistemas de terceiros e dotá-los de características de gerenciamento, detecção de falhas, comutação automática, grupos de conexão, monitoramento, etc.

Além do 720, existem outras versões mais especializadas, como o 725, baseado em HotLink/AES, ou múltiplas configurações de nós mais simples com as séries 721.

Como pode ser visto, é um dispositivo muito versátil no qual alguns clientes da Soundware Media confiaram para sua integração. Desde gigantes como a Dolby (localizada na nova sede da Warner Music), que pôde expandir as escutas para outras salas do prédio, até sua aplicação na televisão, como no caso da televisão pública basca. A EiTB integrou uma dúzia de Penta 720 para rotear o áudio nas diferentes salas de edição com diversas configurações.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados