A ENCO vai demonstrar ao público da ISE 2026 o potencial de seu ambiente de estúdio de produção virtual, com foco na operação por um único profissional. A empresa apresenta pela primeira vez o Qimera Virtual Production ao mercado internacional de AV, mostrando um fluxo de trabalho completo voltado a reuniões corporativas e produção de eventos ao vivo, com uso de chroma key, renderização 3D e visualização em tempo real baseadas no Unreal Engine 5.6.
O Qimera é uma ferramenta de composição 3D em tempo real que permite a criadores de conteúdo utilizar cenários virtuais avançados em praticamente qualquer lugar. A proposta da ENCO é mostrar como a solução entrega tecnologias de produção virtual e gráficos AR, VR e XR de forma impactante, mas ao mesmo tempo simples de implantar, gerenciar e operar.
Aliando facilidade de uso para um único operador a um modelo de preço acessível, o Qimera se posiciona como uma opção viável para diferentes orçamentos da indústria de AV, incluindo o segmento corporativo. As ferramentas de composição foram desenvolvidas com foco em fluxos de produção modernos e automatizados, partindo de uma interface intuitiva e direta. Isso permite a rápida incorporação de cenários virtuais avançados e gráficos de realidade aumentada em tempo real, com uma curva de aprendizado reduzida.
Entre as novidades apresentadas na ISE 2026, o Unreal Engine 5.6 amplia recursos já introduzidos em versões anteriores do Qimera, como captura de performance otimizada e renderização cinematográfica dentro dos ambientes virtuais. Um novo conjunto de ferramentas integradas oferece maior controle sobre produção e pipelines, além de melhorias no render 3D, com aumento de luminância que resulta em reflexos e iluminação mais realistas. O render virtual aprimorado contribui para imagens mais nítidas e ambientes visuais ainda mais convincentes.
No estande da ENCO, identificado como EA780, os visitantes poderão acompanhar uma demonstração funcional do fluxo de trabalho do Qimera aplicado a eventos ao vivo. A experiência inclui uso de chroma key com tracking 3D multicâmera, integração com câmeras PTZ, ativos gráficos em 3D e feeds de dados em tempo real, todos compostos juntamente com sinais de câmera ao vivo para transmissões corporativas e webcasts. O público também poderá interagir diretamente com a tecnologia e manipular elementos da produção virtual.
Representantes da ENCO estarão disponíveis para apresentar os recursos de dados ao vivo do Qimera, incluindo a automação de gráficos por meio do MOS Listener, aplicativo que monitora objetos de mídia recebidos e permite sua exibição em tempo real, como nomes, cargos e elementos gráficos. Também será demonstrada a geração de gráficos e tabelas 3D em realidade aumentada, sem necessidade de chroma key, integrados às imagens de câmera ao vivo. Uma biblioteca ampliada de gráficos de visualização 3D amplia as possibilidades de aplicações AR e VR dentro do fluxo de produção ao vivo.
Segundo Ken Frommert, presidente da ENCO, o conjunto de ferramentas do Qimera foi pensado para viabilizar o uso diário do sistema sem a necessidade de grandes equipes especializadas em produção virtual. Ele destaca que essa agilidade cria um ciclo de feedback muito mais rápido entre criatividade e execução. De acordo com Frommert, os fluxos de trabalho para operador único, a facilidade de uso e a rápida curva de aprendizado estão alinhados às necessidades de produtores corporativos, educacionais e de eventos que buscam elevar o nível de suas produções ao vivo com custos reduzidos e recursos mais enxutos.
Site relacionado: https://www.enco.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube