No Festival de Cannes 2021, a grande maioria das produções vencedoras e participantes contou com equipamentos ARRI
Como fornecedora de produtos e serviços para a indústria cinematográfica, é sempre importante para a ARRI estar presente no encontro de filmes mais importante do mundo – no evento e nos bastidores –, como ocorreu na 74ª edição do Festival de Cannes, realizada de 6 a 17 de julho. Na verdade, a grande maioria das produções participantes – e vencedoras – foram filmadas com equipamento ARRI, desde a competição principal até Un Certain Regard e Quinzena do Realizador à Semana da Crítica.
Dos 24 filmes selecionados para Melhor Filme na Competição Principal em Cannes 2021, 19 foram filmados com câmeras ARRI, 12 dos quais foram capturados com ALEXA – nove foram filmados com ALEXA Mini de ARRI, dois com ALEXA Mini LF e um com ALEXA LF. O prêmio máximo em Cannes, a Palma de Ouro, este ano foi para a diretora Julia Ducournau, por “Titane”, em que o Diretor de Fotografia Ruben Impens filmou com a câmera ALEXA Mini LF.
O Grande Prêmio Ex-Æquo foi concedido a duas produções: “Ghahreman” (A Hero), dirigido por Asghar Farhadi, filmado por DP Ali Ghazi em ALEXA Mini LF com lentes Signature Prime; e “Hytti Nro 6” (Compartimento NO.6), dirigido por Juho Kuosmanen e filmado por Jani-Petteri Passi com o ARRICAM LT fornecido pela ARRI Rental. Duas produções foram homenageadas com o Prêmio do Júri Ex-Æquo: “Ha’Berech” (Ahed’s Knee), dirigido por Nadav Lapid e filmado por Shai Goldman no ALEXA Mini; e “Memoria”, dirigido por Apichatpong Weerasethakul e rodado pelo cinegrafista Sayombhu Mukdeeprom para a ARRICAM LT.
O Grande Prêmio na seção “Un Certain Regard” foi dado a “Razzhimaya Kulaki” (Abrindo os Punhos) dirigido por Kira Kovalenko e filmado por DP Pavel Fomintsev no ARRI ALEXA Mini.
A 53ª edição da Quinzena dos Diretores, realizada em Cannes de 7 a 17 de julho, teve a ARRI como patrocinadora oficial. Equipamentos ARRI, incluindo as câmeras AMIRA e ALEXA Mini com lentes Alura Zoom, estiveram à disposição para ajudar na transmissão ao vivo das entrevistas que ocorreram após cada exibição.
A Camera d’Or, atribuída a um primeiro filme em todas as secções este ano, foi para “Murina”, de Antoneta Alamat Kusijanović. Hélène Louvart esteve por trás das câmeras neste filme e escolheu o ARRI ALEXA Mini. As câmeras ARRI também estiveram nos bastidores do filme “A Chiara”, premiado com o selo Europa Cinema.
A ARRI também é patrocinadora de dois prêmios CST Awards concedidos em Cannes: CST Artist-Technicial Prize e CST Young Female Film Technician Award. A Comissão Técnica Superior de Som e Imagens (ou CST) foi a primeira associação de técnicos de cinema e audiovisual na França. Foi fundada em 1944 e promove a qualidade na técnica e na restituição da obra cinematográfica vista pelos espectadores.
Em 2021, o Prêmio CST de Arte Técnica foi para Vladislav Opeliants da Rússia, por seu trabalho como Diretor de Fotografia em “Petrov’s Flu”, de Kirill Serebrennikov. O prêmio CST Young Female Film Technician Award foi concedido a Armance Durix, como engenheira de som chefe em “Mi Iubita, mon Amour” de Noémie Merlany.
“Trabalhando em ‘Petrov’s Flu’, nosso objetivo era criar a narrativa de filme mais realista, então a escolha de usar ARRI foi óbvia para mim. Eu sempre tento criar um ambiente de luz e cor para cada cena com o máximo de detalhes possível, para que a filmagem não precise de correção de cor intensiva na postagem. O sensor ALEXA Mini LF captura cada quadro com a máxima justiça, tornando possível realizar qualquer ideia artística”, declarou o Diretor de Fotografia Vladislav Opelyants sobre a experiência de trabalho com a ALEXA Mini LF. “Sombras muito informativas e destaques naturais perfeitos tornam a Mini LF uma excelente ferramenta para trabalhar em qualquer condição de iluminação”, completou Opelyants, que usou em ‘Petrov’s Flu’ lentes ARRI Master Anamórficas para obter o resultado óptico necessário.
Vídeo: © Pierre Martinet (Quinzaine)