Home Reportagens Equipamentos Grass Valley na Copa do Mundo no Catar

Equipamentos Grass Valley na Copa do Mundo no Catar

Estádios no Catar são equipados com switchers GV K-Frame e painéis Kayenne para produzir o vídeo no local e fornecer transmissões dos jogos

Por Ricardo Batalha

As soluções GV estão sendo utilizadas nos estádios, nos centros de transmissão remota e para criar versões regionalizadas em estúdios em todo o mundo durante a Copa do Mundo no Catar, que teve início no domingo (20) e vai até o dia 18 de dezembro. Para uma transmissão excepcional, as empresas de mídia envolvidas na produção e distribuição do evento estão usando câmeras, switchers e tecnologia de processamento e nuvem da Grass Valley.

Equipamentos GV durante a ação
Todos os estádios no Catar são equipados com switchers GV K-Frame e painéis Kayenne para produzir o vídeo no local e fornecer as principais transmissões dos jogos. Metade dos estádios tem switchers K-Frame XP C totalmente equipados com 80 entradas, 40 saídas e 5 M/E mais multiviewer, e a outra metade dos estádios conta com switchers K-Frame XP S totalmente equipados com 196 entradas, 96 saídas e 9 M/E mais multiviewer.

Equipamentos GV para conteúdo complementar dos jogos
Para produzir em 1080P todo o conteúdo que não seja dos jogos, é utilizada uma sala de controle centralizada. Isso inclui o dia do primeiro jogo, filmagens dos treinamentos, histórias dos torcedores e entrevistas. As imagens chegam de vários locais via fibra com capacidade de 10GB/s. Por esse motivo, 48 câmeras Grass Valley LDX 150 com JPEG-XS integrado levarão os sinais para a sala de controle central.

A placa modular XIP-3901 JPEG-XS da plataforma Densité é usada para decodificar esses streams para SMPTE 2110 para exibição no multiviewer, sombreamento da câmera e uso nos switchers de produção. A produção final de todos os jogos utilizará mais três switchers K-Frame XP S totalmente equipados, também localizados na sala de produção centralizada.

A funcionalidade Independent Suites da Grass Valley permite compartilhar recursos em um processador de vídeo através de quatro suítes de produção diferentes, isolando completamente os recursos de uma suíte da outra. Aproveitando essa capacidade única, os três switchers na sala de controle centralizada foram divididos em quatro suítes para um total de 12 suítes. Cada uma das seis suítes principais possui um painel Kayenne de 2 M/E, e as outras estão usando um painel Korona de 1 M/E, bem como painéis de software KSP.
  
Transmissão internacional
Nos EUA, o Alchemist (veja Alchemist X) é usado para realizar a conversão de taxa de quadros dos sinais principais. As câmeras LDX-150 e os switchers de produção K-Frame XP são usados para produzir os programas de estúdio ao redor do mundo.

No Caribe, o GV Playout baseado em AMPP, trabalhará em conjunto com o Media Cloud da Tata Communications para fornecer versões dos jogos com comentários e publicidade regionalizada. A Tata Communications transmitirá os jogos da Copa do Mundo para mais de vinte países para seu cliente CSport, um provedor premium de OTT, cabo e FTA de conteúdo esportivo e de entretenimento em geral na região.

Além do playout, a plataforma de produção e distribuição AMPP aceita as saídas do centro de transmissão e as disponibiliza para uma ampla gama de aplicações executadas na plataforma, incluindo monitoramento, comentários ao vivo, mixagem de vídeo e áudio, edição e controle mestre. Projetado especificamente para produção ao vivo, o AMPP simplifica o fornecimento de transmissões personalizadas para todos os públicos.

Para um excelente evento esportivo ao vivo de classe mundial, as empresas de mídia continuam confiando na Grass Valley, fornecedora líder de tecnologia de mídia para a indústria de mídia e entretenimento.

Site relacionado: https://www.grassvalley.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados