Home Reportagens Ericsson, Qualcomm e Thales se unem para levar 5G ao espaço

Ericsson, Qualcomm e Thales se unem para levar 5G ao espaço

Tendo realizado pesquisas detalhadas, incluindo vários estudos e simulações, Ericsson, Qualcomm e Thales estão perto de conseguir oferecer cobertura 5G global

Por Ricardo Batalha

Uma rede de satélites em órbita terrestre permitirá que Ericsson, Qualcomm e Thales levem o 5G ao espaço para fornecer uma nova geração de serviços de telefonia via satélite com acesso à Internet. Tendo realizado pesquisas detalhadas, incluindo vários estudos e simulações, as empresas estão perto de conseguir oferecer cobertura 5G global.

Graças a esta iniciativa, um “futuro smartphone 5G” poderá utilizar a conectividade 5G de “qualquer lugar da Terra”, incluindo locais que normalmente são apenas cobertos por sistemas de telefonia via satélite, como áreas com geografias extremas, mares ou oceanos. Esta conectividade abrangente aumentaria os recursos de roaming dos assinantes de smartphones 5G, além de permitir a conectividade global para casos de uso 5G nos setores de transporte, energia e saúde. Da mesma forma, essa rede espacial pode ser usada como backup para redes terrestres em caso de grandes interrupções ou desastres na rede.

Os próximos testes da Ericsson, Thales e Qualcomm Technologies, todos com o aval do 3GPP, terão como objetivo validar vários componentes de tecnologia necessários para habilitar redes 5G não terrestres, incluindo um smartphone 5G, carga de satélite e as peças do 5G rede no solo.

Para isso, a Ericsson planeja testar uma pilha RAN virtual 5G, modificada para lidar com sinais de rádio que se propagam por meio de satélites LEO de movimento rápido. A Thales, por sua vez, planeja verificar uma carga útil de rádio via satélite 5G para implantação em satélites LEO e, eventualmente, a Qualcomm Technologies servirá telefones de teste para verificar se futuros smartphones 5G podem acessar essa rede de telecomunicações.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados