Home Reportagens Escola de Artes Cinematográficas USC utiliza ATEM Mini Pro

Escola de Artes Cinematográficas USC utiliza ATEM Mini Pro

Por Ricardo Batalha

Escola já contava com uma série de produtos Blackmagic Design no ensino dos alunos, incluindo o DaVinci Resolve Studio e as câmeras URSA Mini Pro 4.6K G2

A Blackmagic Design revelou que a Escola de Artes Cinematográficas da Universidade do Sul da Califórnia (USC) adotou o ATEM Mini Pro em aulas remotas durante a pandemia.

Conforme o semestre de outono de 2020 se aproximava sem a possibilidade de oferecer aulas presenciais seguindo os padrões de segurança, a equipe técnica da Escola de Artes Cinematográficas teve que se adaptar a essa nova realidade. A escola, que já contava com uma série de produtos Blackmagic Design no ensino dos alunos, incluindo o DaVinci Resolve Studio e as câmeras URSA Mini Pro 4.6K G2, percebeu que o switcher ATEM Mini Pro poderia ser a solução que eles buscavam.

O supervisor de tecnologia criativa, Neil Short, começou a testar o ATEM Mini Pro em junho de 2020 e rapidamente descobriu que o sistema era poderoso e fácil de configurar.


“Tinha tido ótimas experiências com os switchers Blackmagic ATEM em salas de controle de estúdios com múltiplas câmeras, mas me perguntei se seria demais pedir que os instrutores operassem um switcher durante suas aulas”, disse Short. “Depois de testar o ATEM Mini Pro percebi que ele tinha sido desenvolvido para ser acessível.”

A escola prontamente comprou várias unidades do equipamento e auxiliou os instrutores no desenvolvimento de um método de ensino à distância. “Cada classe e cada instrutor tinha necessidades específicas e queríamos ajudar a acomodá-las”, disse Short. “A solução foi montar carrinhos com o switcher para os palcos de gravação, além de kits domésticos para o corpo docente.”

Com os equipamentos configurados no modo “barramento de corte”, o instrutor precisava apenas pressionar uma entrada, o que era muito simples e não o distrairia do processo de ensino. “Usar o ATEM Mini Pro foi mais fácil do que podia imaginar”, disse o professor adjunto Jeremy Royce. “Eu pluguei o switcher ao meu computador e conectei minhas câmeras via HDMI, e tudo funcionou. Não houve curva de aprendizado e foi muito tranquilo fazer a edição ao vivo.”

“Uma área que achamos que não iríamos usar o switcher ATEM Mini Pro era no nosso estúdio de captação de movimento”, disse Short. “Mas o recurso integrado de streaming ao vivo nos deu a flexibilidade de transmitir as alimentações de diversas câmeras e computadores em uma aula tecnicamente complexa.”

Cada instrutor encontrou sua própria maneira de usar a nova tecnologia para criar aulas exclusivas. A professora adjunta Linda J. Brown utilizou as quatro entradas para possibilitar que os alunos visualizassem ângulos diferentes nas aulas de fotografia. “A capacidade de conectar múltiplas fontes no switcher é perfeita para demonstrações de iluminação que abrangem vários pontos de visão.”

Além de viabilizar as aulas ao vivo, Brown descobriu que poderia usar o ATEM Mini Pro para pré-gravar demonstrações. “Para demonstrar o processo de obter foco crítico com uma lente zoom, por exemplo, eu usei a câmera de produção como uma fonte, uma segunda câmera captando a lente da câmera de produção e uma terceira câmera focada em mim enquanto eu explicava o procedimento.”

Mesmo ensinando remotamente, Brown encontrou muitas maneiras de criar ferramentas educacionais. “Outro exemplo foi demonstrar como fazer leituras com um medidor de luz. Uma das fontes estava em um modelo, uma outra nas luzes e uma terceira exibia um close-up do visor do medidor de luz. Esse sistema é perfeito para qualquer demonstração que se beneficie de múltiplos ângulos de visão.”

Jeremy Royce também desenvolveu maneiras únicas de ensinar usando o ATEM Mini Pro. “Desde a transição para o ensino online, coletei uma pequena cidade de LEGO que fica na mesa da minha sala de jantar. Eu uso este modelo em escala para demonstrar como filmar e iluminar imagens externas, sem sair do conforto da minha casa, através do meu computador. O ATEM Mini Pro permite que eu demonstre aos alunos como será o look da imagem, como a imagem deve ser iluminada, e me permite usar imagens diferentes durante os meus comentários. Isso me permitiu ensinar conceitos que seriam impossíveis de ilustrar de outra forma.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados