Home Reportagens Esporte Interativo encerra atividades na TV

Esporte Interativo encerra atividades na TV

Por Redação

Operação pertencente ao grupo Turner deve seguir a transmissão esportiva dentro dos canais TNT, Space e por Streaming.

A Esporte Interativo publicou um comunicado oficial no fim da manhã de hoje (09) anunciando o fim de sua operação como canais individuais na TV. De acordo com o documento, os acordos de direitos de transmissão continuarão a ser honrados e a programação esportiva deve migrar para os canais TNT e Space, presentes na TV Paga e por Streaming. A EI detém direitos de transmissão da UEFA Champions League por mais 3 anos e de alguns clubes do Campeonato Brasileiro a partir de 2019 até 2024.

A Panorama Audiovisual conversou com fontes do departamento técnico da emissora e apurou que mais de 200 profissionais foram desligados da empresa após o comunicado. Ainda não há clareza sobre como ficará a operação e qual será o destino da infraestrutura de estúdios e operacional montados no Rio de Janeiro e São Paulo. Os sinais vão permanecer no ar pelos próximos 40 dias.

Com a decisão sendo tomada verticalmente pela AT&T, nova proprietária do grupo Turner, a justificativa fica em parte por conta da queda da quantidade de assinantes de TV Paga no Brasil. Só em 2017 a queda foi de 5%, com um acumulado de 2 milhões de assinantes perdidos desde 2014.

Outro ponto importante é a pressão vindo de órgãos de regulamentação após a aquisição da Tuner pela At&T. Aqui no Brasil, o CADE já havia solicitado explicações sobre suposta prática de “Abuso de poder econômico”, uma vez que a compra colocava a AT&T como operadora de TV Por Assinatura e Provedora de Conteúdo ao mesmo tempo, o que contraria texto da Lei do Seac.

Como fica o futuro
De acordo com as fontes internas questionadas, ainda não há uma definição em como ficará a operação. O comunicado afirma que a transmissão esportiva deve passar para a TNT e o Space, canais da TV Fechada parte do grupo Turner, criando no Brasil o modelo de Super Stations, já populares nos EUA, que são canais fechados com programação diversificada.
Por outro lado, o comunicado deixa claro que a EI não tem interesse em perder o engajamento de redes sociais e a operação de transmissão por streaming. Confira abaixo o comunicado oficial na íntegra.

Comunicado Oficial Esporte Interativo

“Nós do Esporte Interativo/Turner, agora uma afiliada AT&T, anunciamos hoje que estamos migrando a nossa programação de TV com o futebol nacional e internacional para as marcas TNT e Space. A Turner continua comprometida com a Liga dos Campeões da UEFA pelas próximas três temporadas, iniciando as transmissões a partir deste mês. Além disso, a partir do ano que vem, começaremos a transmitir a série A do Campeonato Brasileiro até 2024.

Os canais do Esporte Interativo na TV serão desativados nos próximos 40 dias e deixaremos de transmitir competições que nos orgulhamos muito durante os últimos anos. Entretanto, as nossas atividades no mundo digital seguem firmes, e continuaremos levando a emoção que o Brasil merece pra vocês através do nosso Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, EI

Plus e qualquer outra plataforma digital em que os apaixonados por esporte estejam presentes.
Não dá pra negar que estamos tristes com o fim dos canais Esporte Interativo na TV, mas ao mesmo tempo estamos ansiosos e animados com o futuro, em que estaremos todos os dias na TNT e Space, com as mesmas narrações, comentários e brincadeiras que nos acostumamos a ouvir nos últimos 11 anos. E claro, seguiremos juntos, diariamente, com a nossa família de mais de 20 milhões de fãs nas redes sociais. Muito obrigado pelo apoio de sempre. Contamos com vocês nessa nova caminhada. Tamo junto! <3”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados