Home Reportagens Estádio Abanca-Riazor em Corunha implanta a mais completa cobertura 5G da Europa

Estádio Abanca-Riazor em Corunha implanta a mais completa cobertura 5G da Europa

Por Ricardo Batalha

Estádio vai permitir a transmissão ao vivo de eventos esportivos com realização automática baseada em Edge Computing e Inteligência Artificial, contando também com serviços adicionais, como KissCam, mapas de calor através de realidade aumentada e TV multicâmera

O Estádio Abanca-Riazor, em Corunha, casa da equipe do Real Club Deportivo de La Coruña, será o estádio da Europa com a mais completa implantação de cobertura 5G e ‘study case’. A principal funcionalidade permitirá a transmissão ao vivo de eventos esportivos com realização automática baseada em Edge Computing e Inteligência Artificial, contando também com serviços adicionais como KissCam, mapas de calor por meio de realidade aumentada e TV multicâmera.

A Telefónica instalou uma rede 5G dedicada, que inclui cobertura 5G tanto na banda de 3,5 GHz quanto nas frequências milimétricas, garantindo níveis de largura de banda de vários gigabits por segundo e latências ultrabaixas. Estas são características essenciais para poder transmitir múltiplos sem problemas de stream de vídeo de ultra-alta definição e controle de câmera robótica em tempo real e análise de vídeo.

A Telefónica também implantou um centro Edge Computing em Corunha para abrigar a solução Tiivii, da empresa galega Cinfo, para a difusão e a emissão automática de TV. Graças aos seus algoritmos de inteligência artificial, é capaz de realizar análises de jogos em tempo real, orientar e trocar as câmeras para gerar um sinal adequado para um programa de TV ao vivo. Tudo isso a partir da nuvem de baixa latência fornecida pela Edge Computing e pela rede 5G. A Cinfo também é responsável por study cases adicionais, destinados a aumentar a participação do torcedor no estádio, como os serviços do KissCam e mapas de calor de realidade aumentada.

A tecnologia da Ericsson foi usada para a implantação da rede, incluindo uma das primeiras unidades de rádio milimetradas do mundo na banda europeia de 26 GHz, bem como rádio de 3,5 GHz e núcleos de rede 5G em ambas as tecnologias NSA (Non Stand Alone), como SA (Stand Alone), a rede 5G com os recursos mais avançados.

Além disso, a Vodafone tem colaborado para poder utilizar o espectro de ambos os operadores conjuntamente na faixa dos 3,5 GHz, num conjunto de testes que visam descobrir o potencial máximo possível nesta faixa central de frequências, como passo prévio à utilização do milímetro.

A combinação da cobertura 5G da Telefónica com a Ericsson, juntamente com a solução Tiivii da Cinfo, demonstra, entre outras coisas, as possibilidades de transmitir um evento sem ter que deslocar uma unidade de TV móvel para o local onde ocorre. Isto resultará na democratização dos shows ao vivo e na realização profissional de todos os tipos de eventos com custos muito mais baixos, permitindo shows ao vivo de qualidade para eventos regionais e locais, algo que até agora não era lucrativo.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados