Home Tecnologia Estatal chinesa CCTV continua a avançar para o IP com a Lawo

Estatal chinesa CCTV continua a avançar para o IP com a Lawo

Por Redação

A emissora é a primeira a usar o console de produção da Lawo, o mc²96 Grand Production Console, como parte da migração para ambientes 4K/UHD e IP

A maior rede de televisão da China, a CCTV, é agora a primeira emissora a usar o grande console de produção da Lawo, o mc²96 Grand Production Console, como parte da migração para ambientes 4K/UHD e IP. O console de áudio foi instalado no estúdio No.8 da CCTV em Pequim pelo integrador de sistemas, NDT Group.

O projeto foi iniciado em julho de 2018, já a instalação em novembro, e agora concluído marca o segundo dos estúdios de CCTV que serão atualizados para 4K/UHD com tecnologia IP. Os consoles da série mc²96 e outros dois da série mc² da Lawo no estúdio nº8 (de 800m²) seguem três projetos anteriores da AoIP para a estação estatal nacional de rádio da China realizada pela Lawo, demonstrando perfeitamente que as soluções pioneiras do técnico alemão estão testados, são seguros e estáveis nos cenários das estações internacionais de maior perfil.

O engenheiro de sistemas da Lawo, Sam Zhang, ressalta que “a renovação do sistema de áudio CCTV Studio de 800 m² foi realizada pelo nosso parceiro de longa data, NDT, e terminou em meados de janeiro de 2019. Quando terminado, ele recebeu uma importante missão: transmitir a Gala do Festival de Primavera da CCTV, que é o maior show ao vivo na véspera do Ano Novo Chinês, com 1,3 bilhão de telespectadores. O estúdio de 800 m² produziu o sinal 4K/UHD; a primeira vez que a Festa do Festival da Primavera foi transmitida em 4K”.

“Os engenheiros de áudio da CCTV escolheram a AoIP sem hesitação, já que acreditam que a IP é o futuro e confiam na Lawo”, acrescenta o engenheiro de sistemas Bai Shi, do Escritório de Representação da Lawo em Pequim.

Com muitos shows musicais e bandas completas gravadas em suas instalações, o novo sistema de áudio para o estúdio de 800 m² é composto por três consoles mc²: o fader de 56 mc²96 para a transmissão, o fader de 32 mc²56 para o FOH e o fader de 40 mc²36 para monitores. Os consoles compartilham mais de 300 sinais analógicos e AES3, juntamente com 10 sinais MADI através de dois switches IP. Além disso, cinco soluções de produção remota da Lawo Power Core e duas unidades A__madi4 traduzem os sinais da banda de base em fluxos Ravenna/AES67 e vice-versa. Sem a AoIP, acomodar uma contagem de sinal tão alta seria difícil e caro.

Flexibilidade na operação

Todos os fluxos Ravenna/AES67 da No.8 Studio são protegidos pelo uso da Lawo do protocolo de fusão SMPTE ST2022-7, com duas redes IP idênticas fornecendo redundância de sistema.

O Power Core também fornece MADI I/O, usado para conectar os núcleos HD dos consoles mc²96 e mc²56. No caso improvável de que esses interruptores caiam, os dois consoles de mixagem ainda podem receber E/S importantes dos Núcleos de Potência através do MADI com o toque de um botão.

Dois dos stagebixes Power Core No.8 do Studio, cada um com 32 entradas de mic, estão localizados dentro do estúdio em flightcases, com todos os sinais analógicos do interior do estúdio para a sala de equipamentos de áudio alimentados através de fibra , como alternativa aos cabos de cobre multicore, que garantem que não há perda de qualidade sonora nos seus 50 metros de percurso.

Os outros três núcleos de energia na sala de equipamentos de áudio são usados para fornecer entradas e saídas analógicas e AES3 para microfones sem fio e sinais EFX e VTR, EVS e EXT. Duas unidades Lawo A__madi4 atuam como interfaces AoIP para as duas estações de trabalho Avid Pro Tools HD2 de estúdio através de uma interface de áudio Avid HD-MADI.

Com base em um backbone de áudio IP compatível com SMPTE 2110, o A_madi4 faz parte da linha de interfaces de áudio A__ da Lawo, fornecendo conectividade em locais distribuídos e pode se adaptar facilmente a qualquer alteração nos requisitos de CCTV, pois pode dimensionar Capacidade de E/S de áudio em um sistema em rede, temporária ou permanentemente. Ele também suporta duas portas MADI em conexões coaxiais SFP e possui duas portas Ethernet Dual Media RJ45/SFP 100/1000Base-T para transmissão e controle.

As duas unidades A_madi4 também funcionam como mestre de relógio PTP (Precision Time Protocol) para o sistema de áudio, recebendo word clock do sistema de vídeo de estúdio e traduzindo-o para PTP para a rede AoIP.

“Descobrimos que o A_madi4 é um excelente dispositivo mestre do PTP. Não é projetado para fazer isso, mas durante a realização de vários projetos AoIP, descobrimos que ele funciona perfeitamente como grande mestre PTP “, diz Sam Zhang. “O estúdio agora lida com o trabalho diário normal, especialmente shows musicais com cantores e bandas. Os engenheiros de áudio da CCTV estão satisfeitos com o novo sistema”, acrescenta.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados