A Vizrt ajudou a European League of Football (ELF) a alcançar o objetivo de migrar para a produção ao vivo em nuvem para a temporada de 2023, em apenas três semanas. Representando 17 equipes em nove países, a audiência da ELF está a caminho de alcançar mais de meio bilhão de domicílios em todo o mundo por meio do ELF Game Pass oficial e das populares redes de TV europeias.
Para continuar esse crescimento, a ELF e sua agência de produção, a novel.media, buscavam melhorar as experiências dos espectadores com novos recursos, gráficos avançados e maior qualidade de vídeo. Além disso, eles queriam aumentar o valor para os patrocinadores com opções aprimoradas de publicidade, ao mesmo tempo em que reduziam os custos de produção e a pegada de carbono. A migração de suas produções ao vivo para a nuvem tornaria tudo isso possível.
Produção ao vivo em nuvem em questão de semanas
Percebendo que a flexibilidade de uma abordagem “melhor em classe” para as ferramentas necessárias para a produção ao vivo, combinada com a escalabilidade da infraestrutura em nuvem, era essencial para seu sucesso contínuo, a ELF e a novel.media buscaram a experiência da Vizrt e AWS para apoiá-los em sua transição para a nuvem. Com apenas algumas semanas antes do início dos jogos, a Vizrt e a AWS propuseram uma configuração em nuvem completa, alimentada pela solução de produção ao vivo da Vizrt e por ferramentas de terceiros selecionadas, todas conectadas por NDI.
Ao escolher a nuvem, os operadores da ELF e da novel.media têm acesso a ferramentas avançadas de produção ao vivo que normalmente estão fora do alcance das emissoras esportivas de nicho. Gráficos empolgantes de realidade aumentada baseados em imagens e publicidade virtual são fornecidos pelo Viz Arena, com comutação de vídeo/áudio baseada em software possibilitada pelo Viz Vectar Plus. Os gráficos são renderizados em tempo real usando o Viz Engine, e o 3Play by Viz Now garante que nenhum momento seja perdido, com reprodução e câmera lenta imbatíveis.
Essencial para cumprir o prazo apertado, o Viz Now economizou semanas de implantação e configuração automatizando as implantações na AWS e fornecendo um portal simples para criar e excluir ambientes de produção ao vivo conforme necessário. Devido à interoperabilidade da Vizrt, também foi possível integrar outras ferramentas de terceiros nos fluxos de trabalho de implantação automatizada do Viz Now, incluindo o Comprimato Live Transcoder para codificar o NDI em SRT para reprodução e o Tractus Multiviewer para visualização de até 16 fontes NDI simultaneamente.
No local, duas unidades de campo LiveU LU800 convertem um total de 8 sinais SDI em SRT em 1080p e os transmitem via 5G para a AWS, onde são decodificados para NDI por unidades virtualizadas LiveU LU4000.
Com até quatro jogos sendo produzidos simultaneamente, os operadores da novel.media trabalham em quatro novas salas de controle no local das instalações da novel.media e acessam e gerenciam até seis desses ambientes de produção ao vivo em nuvem com um clique através do Viz Now.
Elevando a experiência do torcedor e aumentando o valor para os patrocinadores
Viz Arena foi fundamental para alcançar o objetivo de melhorar a experiência do espectador e aumentar o valor e a visibilidade para os patrocinadores. Controlado pelos operadores da OnAir Graphics, Viz Arena usa dados gerados durante o jogo para adicionar gráficos de realidade aumentada (RA) às câmeras principais, cativando os torcedores com visuais informativos e empolgantes, além das linhas virtuais de “primeira descida” e “dez jardas” e exibindo anúncios virtuais no campo.
Para aumentar a relevância do conteúdo para os torcedores, a solução foi projetada para suportar várias saídas de sinal do Viz Vectar Plus. Dependendo do jogo que está sendo disputado, um sinal apenas de gráficos é enviado para emissoras locais que inserem seus próprios apresentadores e frames personalizados, e outro sinal é transmitido pelo canal OTT da ELF e usa o Spalk Virtual Commentary Studio para comentários em até sete idiomas. Um sinal padrão com gráficos, apresentadores, som ambiente e comentários multilíngues é transmitido para o ran.de, enquanto um sinal equivalente com apresentadores da ELF, tchecos ou poloneses e publicidade de patrocinadores virtuais é transmitido pela plataforma ELF e por um emissor tcheco ou polonês, dependendo da equipe que está jogando.
“O que a European League of Football conseguiu em apenas três semanas com a AWS e a Vizrt é incrível e um testemunho do poder da nuvem”, disse Marc Aldrich, Gerente Geral de Mídia e Entretenimento Global da AWS. “A experiência do fã é fundamental para qualquer produção esportiva, e ao mover seu fluxo de produção para a nuvem, a European League of Football poderá criar transmissões de jogos mais memoráveis que permitem aos fãs mergulhar mais fundo no jogo. Mal podemos esperar para ver como essa arquitetura continua a evoluir e o que ela possibilita”.
Marcando um touchdown para a sustentabilidade
Falando sobre a decisão da ELF de produzir toda a temporada na nuvem, Zeljko Karajica, CEO da European League of Football, comentou: “Isso nos ajuda a reduzir nossa pegada de carbono, pois podemos reduzir significativamente o volume de viagens e equipamentos de transmissão externa (OB) que produções desse porte geralmente exigem. Isso significa quediretores, designers gráficos, operadores, engenheiros de som e outros técnicos não precisam mais viajar para o local do jogo. Com isso, estimamos que podemos alcançar uma redução de mais de 300 toneladas de emissões de CO2 nesta temporada. Estamos felizes em ser pioneiros na Europa ao implementar essa tecnologia de produção inovadora”.
Para obter mais informações sobre as ferramentas de produção ao vivo da Vizrt, acesse: https://www.vizrt.com/products/live-production/
Para ver os jogos e a tecnologia em ação, visite o canal do YouTube da ELF em https://www.youtube.com/@EuropeanLeagueofFootball.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube