Home Reportagens EVS leva as capacidades criativas do XtraMotion a outro nível com novos efeitos de repetição

EVS leva as capacidades criativas do XtraMotion a outro nível com novos efeitos de repetição

EVS incorpora o novo efeito Deblur, que elimina o desfoque de movimento de câmeras em alta velocidade

Por Ricardo Batalha

A EVS desenvolveu a versão 3.0 do XtraMotion, que amplia suas características distintivas de câmera superlenta com dois novos efeitos de repetição: Deblur e Cinematic.

Desde seu lançamento em 2021, o XtraMotion ganhou reconhecimento no setor por sua capacidade de criar conteúdo de tomadas super slow-motion a partir de qualquer câmera, impulsionado por uma inteligência artificial generativa avançada.

Com esta última versão, a EVS incorpora o novo efeito Deblur, que elimina o desfoque de movimento de câmeras em alta velocidade, resultando em imagens nítidas. Por outro lado, o efeito Cinematic simula uma profundidade de campo reduzida para alcançar uma estética cinematográfica. Oferecidos sob uma única licença, esses efeitos proporcionam às emissoras esportivas mais possibilidades criativas para aprimorar o impacto visual dos momentos-chave durante a ação ao vivo.

Esta nova versão também estabelece um novo padrão em velocidade, reduzindo o tempo de processamento para menos de três segundos para aplicar o efeito de câmera superlenta, mesmo quando combinado com a função de eliminação de desfoque. Trata-se de um avanço significativo que permite às equipes de produção integrar perfeitamente suas repetições aprimoradas nas transmissões ao vivo, sem interromper o fluxo da ação.

Perfeitamente integrado na solução de repetições e destaques EVS LiveCeption, o fluxo de trabalho operacional do XtraMotion 3.0 continua intuitivo e eficiente. Os operadores podem ativar a aplicação do efeito escolhido diretamente do controle remoto LSM-VIA, com apenas um clique em um botão de acesso rápido. Este processo otimizado permite que as equipes mantenham o foco na transmissão de suas histórias, sem adicionar complexidade às operações de eventos ao vivo.

Ao utilizar inteligência artificial generativa para converter filmagens padrão em clipes super lentos, desfocados ou com estilo cinematográfico, o XtraMotion reduz a dependência de câmeras especializadas que tradicionalmente eram necessárias para obter tais efeitos. Isso não apenas diminui os custos de produção, mas também incentiva a experimentação criativa, permitindo que as equipes explorem ângulos de câmera únicos e técnicas inovadoras de narrativa.

Jan Mokallai, vice-presidente de soluções de produção ao vivo da EVS, destaca que “com seu conjunto completo de efeitos criativos, o XtraMotion 3.0 realmente demonstra como a inteligência artificial generativa pode ser utilizada na produção ao vivo para atrair o público de uma maneira mais imersiva. Estamos empolgados em oferecer uma ferramenta que proporciona velocidade e qualidade excepcionais, mantendo-se acessível, permitindo que emissoras esportivas de todos os tamanhos criem conteúdos de alto impacto e qualidade profissional que atraem os espectadores a um novo nível”.

Site relacionado: https://evs.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados