Home Reportagens Festivais Life Is Beautiful e Outside Lands capturados com URSA Mini Pro 12K

Festivais Life Is Beautiful e Outside Lands capturados com URSA Mini Pro 12K

Por Ricardo Batalha

Fortress Entertainment utilizou câmeras digitais cinematográficas Blackmagic URSA Mini Pro 12K e switchers de produção ao vivo ATEM Constellation 8K

A Blackmagic Design revelou que a produtora Fortress Entertainment utilizou câmeras digitais cinematográficas Blackmagic URSA Mini Pro 12K e switchers de produção ao vivo ATEM Constellation 8K, junto com uma série de outros equipamentos Blackmagic, para captação de imagens e streaming ao vivo em dois dos festivais de música que mais vendem ingressos no mundo, Life Is Beautiful e Outside Lands.

Sediada em Los Angeles, a Fortress Entertainment, é líder em streaming de música ao vivo e produção profissional e trabalhou com alguns dos artistas mais importantes do mundo, como Harry Styles, DJ Khaled e Charlie XCX. Os dois projetos mais recentes da produtora foram os festivais Life Is Beautiful no centro de Las Vegas, com Billie Eilish, Green Day e Glass Animals, e Outside Lands no Golden Gate Park em San Francisco, com Lizzo, J Balvin e Tyler, The Creator. Com três palcos e uma estação para convidados, os festivais foram transmitidos ao vivo para milhões de pessoas em uma parceria exclusiva com o Twitch.

O produtor e diretor da Fortress Entertainment Devin DeHaven e sua equipe utilizaram 12 URSA Mini Pro 12Ks em cada festival, equipadas com uma combinação de encaixes EF, PL e B4 para possibilitar uma variedade de lentes. As câmeras foram distribuídas em três palcos, e cada palco foi equipado com uma câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro em um deslizador para planos do ponto de vista do público ou planos gerais do palco.

De acordo com DeHaven, as Pocket Cinema Camera 6K Pros criaram uma atmosfera para as performances porque podiam ser usadas discretamente da perspectiva do público e a equipe conseguia obter planos do palco mostrando as cabeças e as mãos da multidão. Além do mais, três Pocket Cinema Camera 6K Pros foram usadas na estação para convidados para entrevistas nos bastidores e programação especial dos festivais.

Os feeds das câmeras foram enviados para uma sala de controle com dois ATEM Constellation 8Ks, cada um emparelhado com um ATEM 2 M/E Advanced Panel, um switcher de produção ao vivo ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K emparelhado com um ATEM 1 M/E Advanced Panel e um switcher de produção ao vivo ATEM Television Studio Pro 4K para os feeds da estação para convidados. Dois roteadores Smart Videohub 12×12 também foram colocados em cada palco para centralizar todos os feeds das câmeras e roteá-los para os switchers na sala de controle. Para concluir o fluxo de trabalho, 42 Mini Converters Optical Fiber 12G-SDI foram utilizados para enviar os feeds das câmeras para um caminho de fibra até a área aberta ao público de cada evento.

“Ao usar os equipamentos Blackmagic Design, a Fortress pôde reimaginar como as transmissões de música ao vivo e os festivais eram produzidos. Os produtos Blackmagic Design deram muito certo com a forma como a Fortress quis produzir o festival, pois ambas as empresas apresentam uma metodologia disruptiva”, disse DeHaven. “Mudamos o foco para ferramentas que permitem que mais gastos apareçam na tela e que criam um visual cinematográfico exclusivo, incluindo câmeras, switchers e lentes cinematográficas, ao mesmo tempo em que combinamos uma abordagem técnica para alavancar soluções de sala de controle em nuvem. Graças a essa combinação, nossos parceiros puderam usar menos infraestrutura, aumentar os lucros e ter um impacto menor nos recursos em todos os departamentos que uma transmissão ao vivo influencia.”

Além de Life Is Beautiful e Outside Lands, a equipe da Fortress também usou o mesmo fluxo de trabalho em vários outros eventos recentes, incluindo Knotfest (do Slipknot) no Veeps, Welcome to Rockville no Twitch e Will Smith Philadelphia “Will” Book Tour Stop no Veeps, atingindo milhões de visualizações com todos eles.

“Descobrimos que a escalabilidade e o controle centralizado dos produtos Blackmagic são essenciais para executar nossa estratégia ao vivo”, afirmou DeHaven. “Um dos principais indicadores do sucesso de nossa abordagem tem sido o amor universal pelo visual e tom de nossas produções. Usar produtos Blackmagic Design e lentes cinematográficas e pedir aos nossos diretores e profissionais criativos que utilizem uma abordagem mais filme documentário nos diferenciou de todos os concorrentes, dando às pessoas que assistiam uma experiência mais parecida com estar fisicamente lá. Ouvimos de vários promotores, agentes artísticos e investidores da plataforma que as nossas transmissões ficaram incríveis.”

A produtora do festivais Outside Lands e Life Is Beautiful Rae Livingston, da Another Planet Entertainment, acrescentou: “É um sonho trabalhar com a Fortress. Ela tem a junção perfeita de criatividade e conhecimentos técnicos. E como uma vantagem adicional, a tecnologia da Fortress permite uma produção ágil e uma presença discreta, que são fundamentais quando o espaço do festival é limitado. A Fortress dá conta do recado e deixa tudo incrível.”

Danny Hayes, CEO da Danny Wimmer Presents, que produziu o festival Welcome to Rockville, que este ano será realizado de 19 a 22 de maio com a presença de Kiss, Guns N’Roses, Korn, Five Finger Death Punch, Megadeth e outros, concluiu: “A Fortress conseguiu trazer visuais elevados para o streaming ao vivo do nosso festival, garantindo aos artistas que sua imagem e performance fossem transmitidas com o mais alto nível de excelência. Graças à Fortress foi fácil trazer técnicas de estilo cinematográfico para um ambiente de música ao vivo.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados