Home Reportagens Festival ‘Creamfields’ impressiona multidões com fluxo de trabalho ao vivo da Blackmagic Design

Festival ‘Creamfields’ impressiona multidões com fluxo de trabalho ao vivo da Blackmagic Design

Por Ricardo Batalha

ATEM 2 M/E Production Studio 4K atuou como a espinha dorsal do sistema, com uma combinação de switchers ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K e ATEM 2 M/E Production Studio 4K cobrindo os diversos palcos

A Blackmagic Design revelou que o “Creamfields”, o maior festival de música dance do Reino Unido, foi entregue utilizando um fluxo de trabalho de produção ao vivo desenvolvido em torno de switchers de produção ATEM e gravadores HyperDeck. O festival de quatro dias, realizado durante o fim de semana prolongado do Bank Holiday, em agosto, recebeu cerca de 80 mil pessoas em Daresbury, Cheshire, para acompanhar alguns dos maiores nomes da música dance, incluindo Tiesto, David Guetta, Carl Cox e Chase and Status, que se apresentaram em vários palcos.

Escolhida como a única fornecedora de AV, com três semanas de aviso prévio, a CSD Productions, sediada no Reino Unido, disponibilizou um caminhão OB e três cases rígidos para a produtora Live Nation. “Tivemos semanas para reunir o que normalmente levaria seis meses de planejamento”, revelou Andrew McQuillan, da CSD Productions. “Nós já tínhamos fornecido nossos caminhões de transmissão à Creamfields para os palcos 4 e 5, e cuidamos do pacote de transmissão e vídeo para shows avulsos da Creamfields ao longo do ano, como o Cream Classic, mas nunca ficamos encarregados do palco principal”, acrescentou.


Para McQuillan, esta foi uma grande curva de aprendizado para a CSD Productions. “O segredo do nosso sucesso foi confirmar as especificações de entrega com a Live Nation e os artistas o mais cedo possível no processo. Sabíamos que a melhor maneira de obter êxito seria utilizar o nosso know-how em equipamentos Blackmagic Design e elevá-lo a um novo patamar”.

O ATEM 2 M/E Production Studio 4K atuou como a espinha dorsal do sistema, com uma combinação de switchers ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K e ATEM 2 M/E Production Studio 4K cobrindo os diversos palcos. Para aquisição, os palcos 1 a 3 contavam com câmeras montadas em gruas, e todos tinham unidades centralizadas (FOH), com uma lente tipo caixa e uma lente ampla.

“A saída de cada cadeia de câmera teve que ser convertida de SDI quádruplo em SDI 12G de enlace único usando conversores Teranex Mini e depois roteada para o switcher de produção. Os monitores SmartView Duo 4K foram usados para fornecer aos engenheiros de visão uma pré-visualização de quatro feeds com forma de onda”, continuou McQuillan.

Os requisitos e especificações exigidos pelos organizadores e artistas geraram uma enorme responsabilidade em relação ao processamento de dados.

Este ano, o palco principal foi Ultra HD 4K, com a CSD utilizando gravadores HyperDeck Studio 12G. Os outros palcos contaram com unidades HyperDeck Studio HD Pro para os respectivos feeds de programa, além de HyperDeck Minis para gravações ISO de câmeras em cartões SD. “Foi a primeira vez que gravamos todas as alimentações de câmeras isoladas além dos mixes de programa de cada palco”, comentou McQuillan. Tínhamos um rack de mídia onde fazíamos o download de todos os SSDs, então a Blackmagic MultiDock 10G foi perfeita para trabalhar com quatro SSDs ao mesmo tempo. Passamos o último mês apenas processando os dados do Creamfields”, acrescentou.

McQuillan concluiu revelando que gostamos do fato de que o fluxo de trabalho Blackmagic é simples de usar, sem contar a adaptabilidade da rede. “Uma vez que você entende a infraestrutura como um todo, é possível antever intuitivamente como determinados elementos funcionarão juntos”.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.