Home Reportagens Festival Starlite brilha com Blackmagic Design

Festival Starlite brilha com Blackmagic Design

ATEM Constellation 8K e Blackmagic Cloud impulsionam fluxo de transmissão ao vivo e entrega rápida do Starlite

Por Ricardo Batalha

Todo verão, a pedreira Cantera de Nagüeles, em Marbella, na Espanha, recebe o Starlite Occident, um festival que combina música ao vivo, gastronomia e socialização, com mais de 60 shows de artistas internacionais. A cobertura e transmissão dos eventos são realizadas pela Starlite Films, liderada por Marcelo Savio, que, com apoio da Más Que Vídeo, desenvolveu uma solução técnica modular com equipamentos da Blackmagic Design para atender às exigências do festival.

“Precisávamos de um ecossistema modular e integrado que oferecesse flexibilidade criativa e alto desempenho”, disse Savio. “O sistema tinha que ser robusto, escalável e de baixa latência para se adaptar ao formato de cada show.”

Ignacio Maluquer, cofundador do Starlite Group, também foi um grande defensor da escolha da Blackmagic Design. “Queríamos uma tecnologia que oferecesse confiabilidade operacional, ao mesmo tempo que suportasse os fluxos de dados modernos. A Blackmagic nos permitiu construir uma arquitetura aberta e integrada que faz exatamente isso”, disse Maluquer.

Para a cobertura dos shows, a equipe usa sete câmeras Blackmagic URSA Broadcast G2 equipadas com lentes zoom de longo alcance, distribuídas entre a frente do palco, pedestais, posições de rastreamento e no próprio palco. Duas unidades da Blackmagic Micro Studio Camera 4K G2 ficam posicionadas entre os instrumentos para primeiros planos detalhados, enquanto a terceira é instalada em uma cablecam para filmagens aéreas panorâmicas do impactante cenário da pedreira.

Todas as câmeras fixas conectam-se à sala de controle por fibra SMPTE, onde oito unidades Blackmagic Studio Fiber Converter gerenciam a transmissão do sinal SDI 12G, controle remoto das câmeras, sinalização, intercomunicação e alimentação por um único cabo.

Um switcher de produção ao vivo ATEM Constellation 8K, emparelhado a um ATEM 2 M/E Advanced Panel 30, comanda a sala de controle principal, realizando os cortes dos feeds das câmeras, o conteúdo do painel LED e dos gráficos. Uma sala de controle secundária garante redundância completa. Seis decks de transmissão HyperDeck Studio 4K Pro gerenciam as gravações ISO e do programa em ProRes para SSDs, com backup para servidores locais, enquanto um sétimo deck realiza a reprodução em tempo real a partir de um dispositivo de armazenamento em rede Blackmagic Cloud Store 20TB.

O roteamento é feito com um roteador Blackmagic Videohub 40×40 12G, que distribui os sinais para diversas áreas do local, com suporte de escaladores e conversores de vídeo. Um roteador Blackmagic Videohub 20×20 12G reserva oferece proteção adicional contra falhas. Mais de 380 metros quadrados de telas LED são controladas pelo sistema, incluindo uma enorme tela no palco principal e fitas de iluminação LED ao longo das áreas VIP.

A pós-produção é realizada no DaVinci Resolve Studio, utilizando a Blackmagic Cloud para sincronização dos projetos e colaboração. “Os fluxos de trabalho do DaVinci Resolve são ideais para nossas exigências de entrega rápida”, observou Savio. As equipes de edição e finalização de cores em Madri podem começar a trabalhar imediatamente, acessando linhas de tempo sincronizadas, LUTs e mídias armazenadas no Blackmagic Cloud Store central.

Esse fluxo de trabalho rápido e integrado viabiliza o “Universo Starlite”, um programa semanal de 25 minutos que vai ao ar pela Antena 3 Internacional e é transmitido para mais de 100 países.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados