Home Reportagens FIFA concede a Xeebra da EVS premiação pela sua linha de impedimento virtual

FIFA concede a Xeebra da EVS premiação pela sua linha de impedimento virtual

Por Ricardo Batalha

EVS participou de dois eventos de teste organizados pelos clubes Getafe CF e CD Leganés, da liga de futebol profissional da Espanha

A EVS, fornecedora de tecnologia de vídeo ao vivo para transmissão e produção de novas mídias, anunciou que sua tecnologia de linha de impedimento baseada em IA concluiu com sucesso o Programa de Qualidade da FIFA para Linhas de impedimento virtuais (VOL). A certificação FIFA Quality Standard para VOL destaca a precisão e consistência da solução EVS.

A EVS participou de dois eventos de teste realizados em setembro de 2019, organizados pelos clubes Getafe CF e CD Leganés da LaLiga (a liga de futebol profissional da Espanha), que examinaram o posicionamento 2D da linha de impedimento e o posicionamento corporal dos jogadores. Ao longo dos dois dias, 40 situações de jogo diferentes foram testadas com duas câmeras para cada situação para determinar a precisão da linha de impedimento.

A certificação VOL fornece validação de que a tecnologia de linha de impedimento da EVS atende a um determinado conjunto de padrões e pode lidar com as complexidades que vêm com a determinação precisa da linha de impedimento. E como essa tecnologia está totalmente integrada ao sistema de revisão de múltiplas câmeras da EVS, Xeebra, também significa que a EVS pode se candidatar a futuros concursos da FIFA – bem como de outras ligas e federações – que incluem a linha de impedimento do VAR.

“As marcações de impedimento podem ser decisivas na determinação do resultado das partidas de futebol, tornando extremamente importante que a linha virtual traçada pelo nosso sistema Xeebra seja a mais precisa possível”, disse Stéphanie Dessart, gerente sênior de produtos da EVS. “Desde as limitações do ângulo da câmera, até a altura da parte do corpo considerada impedida e a curvatura do campo, vários fatores devem ser considerados. Esta certificação da FIFA prova que a Xeebra é capaz de lidar com esses desafios, atendendo consistentemente aos requisitos de alta precisão e rigor.”

O Xeebra usa a tecnologia de aprendizado de máquina, habilitada pelo mecanismo de software VIA Mind da EVS, para calibrar automaticamente o campo de jogo, enquanto um recurso de revisão com várias câmeras permite que os usuários sobreponham uma linha de impedimento para operações de VAR durante as partidas. A calibração baseada em IA não requer nenhuma configuração pré-jogo ou a implantação de equipamento adicional, usando imagens dos feeds da câmera de transmissão ao vivo para economizar tempo e garantir o mais alto nível de precisão.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados