Home Reportagens FIFA concede certificações VOL e VAR ao sistema EVS Xeebra

FIFA concede certificações VOL e VAR ao sistema EVS Xeebra

Por Ricardo Batalha

Precisão e consistência do Xeebra e de outros sistemas de revisão foram avaliadas para garantir que atendessem aos requisitos técnicos específicos da FIFA

O sistema de análise de múltiplas câmeras Xeebra da EVS recebeu as certificações FIFA Virtual Offside Lines (VOL) e Video Assistant Referee (VAR). O reconhecimento veio após uma série de testes conduzidos por institutos de testes independentes e credenciados pela FIFA no estádio multiuso Grimsta IP, localizado em Bromma (SUE), em agosto. Durante o evento, a precisão e a consistência do Xeebra e de outros sistemas de revisão foram avaliadas para garantir que atendessem aos requisitos técnicos específicos estabelecidos pelo Programa de Qualidade da FIFA para o VOL e para o VAR. Ambas as certificações são reconhecidas internacionalmente e têm validade de dois anos.

O sistema de revisão multicâmera Xeebra, da EVS, permite que os árbitros revisem uma ação particular de vários ângulos mostrados em sincronização completa. Como as situações de impedimento representam muitas chamadas VAR durante uma partida de futebol, o sistema usa tecnologia de aprendizado de máquina para calibrar o campo de jogo e sobrepor uma linha de impedimento virtual na imagem transmitida em segundos.


A tecnologia VOL do Xeebra pode gerar um componente vertical em 2D e 3D, que é posicionado usando um modo de triangulação, que permite aos árbitros determinar se a parte do corpo de um jogador que está fora do solo está na linha de impedimento ou não. Em 2019, a EVS revelou que a tecnologia de linha de impedimento baseada em IA havia concluído com sucesso o Programa de Qualidade da FIFA para Linhas de impedimento virtuais (VOL). A certificação FIFA Quality Standard para VOL destacou a precisão e consistência da solução EVS.

O Xeebra também oferece aos operadores a possibilidade de posicionar uma segunda linha, uma para o jogador atacante e outra para o defensor, para maior precisão. Embora ainda não faça parte do processo de certificação atual, esse recurso também foi testado para fins de pesquisa pela FIFA.

François Gillet, especialista em soluções da EVS, considera esta certificação “uma grande conquista para a EVS”. “Nossos clientes podem tirar proveito de nossa tecnologia líder do setor em uma ampla variedade de competições e ter a certeza de que sua solução implantada foi construída de acordo com os mais altos padrões, graças à avaliação rigorosa da FIFA”, conclui.

Sites relacionados:
https://evs.com/
https://www.fifa.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.