Home Reportagens Filme chinês ‘Billion Coward’ editado e colorizado com DaVinci Resolve Studio

Filme chinês ‘Billion Coward’ editado e colorizado com DaVinci Resolve Studio

Por Ricardo Batalha

Baseado em uma peça homônima, “Billion Coward” foi produzido por Haibo Jiang, produtor do filme de comédia de sucesso “Goodbye Mr. Loser”

A Blackmagic Design anunciou que o filme de humor negro chinês “Billion Coward” foi editado e colorizado por artistas de pós-produção da Guangzhou Red Cube Film utilizando o DaVinci Resolve Studio.

Baseado em uma peça do mesmo nome, “Billion Coward” foi produzido por Haibo Jiang, produtor do filme de comédia de sucesso “Goodbye Mr. Loser”, e estrelado por comediantes famosos como Zhang Zidong, Yu Shasha e Cailun Huang. O filme retrata um homem covarde que se envolve em um roubo complicado quando encontra a ex-namorada na Tailândia. O filme foi lançado no site chinês de streaming Tencent Video.

A pós-produção de “Billion Coward” foi finalizada por uma equipe de editores e coloristas dirigida pelo diretor de pós-produção Xiwen Pang, que trabalhou como editor, DIT e diretor técnico de filmes como “Chasing the Dragon”, “Racer Legend”, “Choy Lee Fut Kung Fu”, “Once Upon a Time in Shanghai”, “Xiang Jiu Xiao” e “The Dawn of Chinese Soviet Republic”.

“Desde que comecei a trabalhar como editor de filmes no Pearl River Film Studio em 2006, as ferramentas de edição evoluíram de coladeiras de filme para os aplicativos de software de hoje. Minha equipe mudou o fluxo de trabalho para o DaVinci Resolve em 2018 para melhorar a eficiência, pois o Resolve tinha se tornado uma ferramenta versátil que fazia da edição e da gradação de cores até as composições de efeitos visuais. Além do mais, a maioria dos coloristas com quem tínhamos trabalhado usava o DaVinci Resolve”, disse Pang.

“Billion Coward”, em particular, precisava de um fluxo de trabalho eficiente, já que seria exibido nos cinemas. Geralmente, seis meses é suficiente para lançar um longa-metragem nos cinemas. Mas só tínhamos três meses para realizar o projeto”, disse ele. “Graças aos nossos editores e coloristas usarem o Resolve, o trabalho de adaptação foi eliminado, o que é uma grande economia de tempo em comparação com os fluxos de trabalho que usam aplicativos de edição de terceiros.”

“Enviar a linha de tempo de edição para o colorista não quer dizer que o trabalho de edição chegou ao fim. O diretor, o diretor de fotografia, os produtores ou o departamento de filmes podem solicitar mudanças, então, muitas vezes, o editor e o colorista precisam enviar a linha de tempo um ao outro. Sem o Resolve, o assistente de edição levaria dois ou três dias para alinhar os pontos de edição até de um ajuste pequeno de poucos segundos, sem contar as muitas mudanças pela linha de tempo, gerando uma enorme perda de tempo. Com o Resolve, haveria muita economia de tempo e dinheiro”, revelou Pang.

Após finalizar as edições, enviamos o arquivo do projeto ao colorista sênior Yin Yonghuan, que só abriu o arquivo com o Resolve para ver a linha de tempo final e logo começou a gradação final. Para garantir que o arquivo mestre cumprisse todos os requisitos técnicos para ser exibido nos cinemas, a gradação final foi concluída no sistema do DaVinci Resolve no cinema de gradação de cores de 200 metros quadrados no Pearl River Film Production Center.

Por causa da pandemia, em vez de lançar o filme no cinema, o cliente decidiu lançá-lo online, então tivemos que criar um máster Rec. 709 para streaming online. “No Resolve, bastou que fizéssemos a saída da linha de tempo DCI-P3 para um monitor Rec.709 através de uma placa de captura DeckLink 4K Extreme, então pudemos encontrar facilmente os planos de imagem que precisavam ser ajustados. Depois disso, convertemos o espaço de cores desses planos com uma LUT, criando assim rapidamente a versão Rec.709”, concluiu Pang.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados