A Blackmagic Design anunciou que o longa “Dead Girl Summer”, produzido pela Goodform para o canal Lifetime, foi filmado com a câmera digital cinematográfica Blackmagic URSA Cine 12K LF, com direção de fotografia de John Sweeney. Na pós-produção, o colorista Jeff Spott, da Umami Color and Finishing, utilizou o DaVinci Resolve Studio para edição online, gradação de cores e finalização, com os arquivos de projeto DRP hospedados na Blackmagic Cloud para facilitar a colaboração.
No filme, as recém-formadas Avery e Jade retornam à cidade onde passavam os verões na infância e reencontram um velho amigo, até que Jade desaparece em circunstâncias suspeitas que remetem a uma tragédia do passado.
“Para esse tipo de filme, é fundamental contar com um original de câmera que possa ser descarregado rapidamente, convertido em proxy, sincronizado e enviado ao editor, sem abrir mão de uma profundidade de cor robusta para os efeitos visuais e a finalização. Encontrar o equilíbrio ideal entre tamanho de arquivo, resolução e nível de compactação para obter um resultado final limpo é sempre prioridade. E a URSA Cine 12K LF se mostrou totalmente à altura desse desafio”, afirmou o supervisor de pós-produção Patrick Evans.
“A URSA Cine 12K funcionou perfeitamente e entregou imagens belas e consistentes. O monitor lateral foi um sucesso no set. Várias pessoas, do operador de dolly ao diretor, comentaram como ele era útil”, disse Sweeney. “Além disso, o fato de ser uma câmera de grande formato com open gate oferece a máxima flexibilidade no uso de lentes e permite separar o sujeito do fundo com mais precisão. Uma cena que me marcou foi quando Avery sai para correr e para diante de um celeiro. A forma como ela se destaca do celeiro foi resultado da combinação do sensor full-frame com uma lente de 40 mm em T1.4.”
Sobre sua parte favorita do filme, Sweeney comentou como pôde explorar as cores com liberdade, graças à performance da URSA Cine 12K LF.
“É uma sequência de cinco minutos em que a Avery entra numa oficina de barcos, passa pela loja de iscas e depois invade a delegacia. Trabalhar com a paleta de cores foi incrível. A URSA Cine lidou muito bem com a saturação de cada ambiente, do azul frio da oficina ao verde-água intenso da loja de iscas, até os tons quentes da delegacia. Filmamos a oficina em plena luz do dia, cobrindo todas as janelas, mas deixando as claraboias difusas para simular uma cena noturna. Ajustei a temperatura de cor da câmera para parecer que a luz da lua vinha de cima, com um tom azul suave”, contou ele.
Trazendo a atmosfera do verão atual em Arkansas com um toque de nostalgia nos flashbacks, Spott alternou entre duas linhas narrativas distintas, usando a cor como recurso para diferenciá-las.
“O tempo presente foi concebido com um visual mais limpo, enquanto o passado remetia a uma lembrança quente e desbotada”, explicou. “Usamos bastante o recurso Magic Mask do Resolve em uma cena perto da fogueira, à beira d’água. Ele foi excelente para isolar os atores na tela e separá-los do céu, o que facilitou o ajuste da luz da cena conforme a necessidade da narrativa.”
“Desde o lançamento da URSA Cine 12K, ela se tornou minha câmera principal. Há algo especial na imagem, na maneira como lida com as cores, a granulação, o alcance dinâmico, e também na ergonomia como um todo”, concluiu Sweeney. “Já usei essa câmera em comerciais de grande orçamento e documentários em ambientes extremamente variados, das montanhas geladas de Montana aos desertos empoeirados da Califórnia, e sempre me impressionei com a confiabilidade e os resultados.”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube