A Blackmagic Design anunciou que o mais recente filme de Takeshi Kitano, “Kubi”, foi colorizado com o DaVinci Resolve Studio e o DaVinci Resolve Advanced Panel. O colorista Tetsuji Yamashita, da Imagica Entertainment Media Services, utilizou o DaVinci Resolve Advanced Panel para a gradação de cores.
Escrito, dirigido e editado por Takeshi Kitano, “Kubi” é um drama histórico de grande escala baseado no famoso “Incidente Honno-ji” do período Sengoku do Japão. Com um elenco composto por Hidetoshi Nishijima, Ryo Kase, Shido Nakamura, Tadanobu Asano e Nao Omori, o filme tem toques de humor mesmo em meio a representações de violência.
“Comentaram comigo sobre este projeto há cerca de três anos. Eu assisto aos filmes do Kitano desde meus tempos de estudante, e eles me inspiraram fortemente a entrar nesta indústria, por isso fiquei empolgado por participar”, disse o colorista Tetsuji Yamashita.
Os filmes de Takeshi Kitano são muitas vezes associados ao característico tom “Azul Kitano”. “Decidir o visual deste filme gerou uma tensão que não esteve presente em outros projetos. Tive que pensar em como interpretar a palavra-chave ‘Azul Kitano’. Como o diretor de fotografia do filme foi Tsuyoshi Hamada, com quem Kitano não costuma trabalhar muito, também explorei abordagens completamente diferentes”, explicou Yamashita.
Antes das gravações, Yamashita fez testes de filmagem usando uma LUT provisória que criou no DaVinci Resolve, além de realizar testes de colorização na sala de exibição da empresa. Mesmo após o início das filmagens, exibições e gradações rápidas foram realizadas na tela várias vezes durante os intervalos das filmagens para aperfeiçoar o visual. Além disso, por causa da agenda lotada do diretor, a gradação foi aplicada à mídia de edição offline em cenas importantes, como flashbacks.
“Infelizmente, o diretor Kitano não pôde comparecer às sessões de gradação, então trabalhamos na criação do visual com o diretor de fotografia Tsuyoshi Hamada e o diretor de iluminação Hitoshi Takaya. Durante as semanas em que as filmagens estavam suspensas, o diretor começava a editar offline cenas que já tinham sido filmadas, então, eu sentia que mostrar a mídia de edição offline também servia como uma apresentação do meu visual”, disse Yamashita.
“A princípio, as filmagens foram feitas com um tom neutro, mas no meio da produção decidiram mudar o tom geral para azul. Durante as filmagens de algumas cenas de flashback, o departamento de cinematografia optou por diminuir a temperatura da cor e adicionar uma tonalidade azul para dar um tom diferente. Após ver o resultado, Kitano sugeriu que o utilizássemos durante todo o filme. A partir daí, as filmagens foram realizadas com temperatura de cor de 4.000K”, explicou Yamashita.
A maior parte das filmagens anteriores tinham sido feitas em 5.600K, então Yamashita ajustou a temperatura da cor de todo o material usando as configurações RAW do DaVinci Resolve. Após aprovação do diretor Kitano, eles decidiram usar essa direção como base para o visual, que foi utilizada na edição final.
Yamashita disse: “Mudar a cor geral para azul é semelhante a usar um filtro azul durante as filmagens. Como resultado, a separação das cores pode deteriorar-se ou as cores podem ficar turvas. Para obter os resultados almejados, incluindo direção de arte e figurinos, e manter o tom azul, ajustei cuidadosamente os tons de pele e detalhes dos figurinos”, acrescentou Yamashita.
“Eu uso o DaVinci Resolve desde que comecei a trabalhar como colorista. Ele é incrivelmente fácil de usar e é eficiente mesmo em filmes com muitas edições, o que é maravilhoso. Neste projeto, colorizei usando o fluxo de trabalho ACES no DaVinci Resolve e obtive muita flexibilidade durante meu trabalho. Além disso, graças às configurações do Resolve FX, o colorista pode ajustar a textura da imagem e obter exatamente o que deseja”, concluiu Yamashita.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube