Home Reportagens Filme uruguaio A Vida de Togo finalizado com DaVinci Resolve Studio

Filme uruguaio A Vida de Togo finalizado com DaVinci Resolve Studio

SKAfilms, Colour Studio e Trailer Films colaboraram no processo de pós, aumentando a eficiência e simplificando o fluxo de trabalho no DaVinci Resolve

Por Ricardo Batalha

A Vida de Togo, longa-metragem original da Netflix, é um suspense criminal escrito e dirigido pelo aclamado cineasta Adrián Caetano. O filme conta a história de Togo, interpretado pelo ator Diego Alonso. Trabalhando como guardador de carros em Montevidéu, no Uruguai, Togo é forçado a proteger seu ganha-pão e sua vida dos traficantes de drogas.

As produtoras uruguaias SKAfilms, Colour Studio e Trailer Films colaboraram no processo de pós, aumentando a eficiência e simplificando o fluxo de trabalho com gerenciamento de cores ACES no software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve. Com a SKAfilms trabalhando em conjunto com a Trailer Films, responsável pela gestão de proxies, masterização e preparação de IMF, e a Colour Studio, responsável pelo tratamento de cores, as três empresas de pós puderam se concentrar na criatividade e nos entregáveis, alicerçadas pela consistência do padrão ACES. A pipeline com gerenciamento de cores eliminou todas as incertezas e correções de falhas demoradas do fluxo de trabalho de pós, e as equipes puderam compartilhar materiais facilmente com o DaVinci Resolve Studio.

“Com a SKAfilms, a Trailer Films e a Colour Studio trabalhando em ACES no Resolve, pudemos trocar arquivos de projeto DaVinci Resolve sem dificuldade, o que foi extremamente útil para simplificar o processo de pós. Também pudemos consultar a Colour Studio com antecedência em relação ao espaço de cores, configurações HDR e todas as exigências da Netflix para gerar o pacote IMF de acordo com as especificações e padrões. Em questão de segundos, pudemos garantir que estávamos todos em sintonia”, explicou Agustín Fagetti, editor de empacotamento IMF da SKAfilms.

Para criar o visual cinematográfico desejado para “A Vida de Togo”, a Colour Studio recorreu ao efeito de halação no DaVinci Resolve Studio para adicionar brilho e reflexos de luz em torno das bordas de alto contraste.

“Ficamos muito impressionados com os efeitos poderosos integrados ao DaVinci Resolve Studio”, disse o colorista Daff Schneyder da Colour Studio. “Além do efeito de halação, também utilizamos o efeito de granulação ao longo do filme. Sem essas ferramentas, não teríamos conseguido obter a estética quente e consistente que o diretor queria.”

Quando chegou a hora de criar um pacote IMF para a Netflix, a equipe da SKAfilms estava pronta. “O IMF pode ser muito complexo em termos de metadados e arquitetura interna, especialmente trabalhando em HDR, mas a maneira como o DaVinci Resolve Studio é projetado tornou o processo fluido e intuitivo”, disse Fagetti.

Para manter um look consistente em milhares de tipos de telas diferentes, nas quais o público consome conteúdo, a Netflix exige o cumprimento de normas rigorosas. Embora a Netflix tenha orientado a SKAfilms em relação ao fluxo de trabalho IMF, Fagetti observou que criar pacotes IMF no mesmo software em que o filme foi colorizado oferecia uma vantagem fundamental.

“Criar os pacotes IMF no DaVinci Resolve Studio foi um divisor de águas para nós. Pudemos garantir que tínhamos as configurações corretas em termos de gerenciamento de cores e conseguimos resolver problemas facilmente graças aos metadados Dolby Vision no DaVinci Resolve Studio. O pacote em si é incrível em termos de arquitetura interna, pois você não precisa enviar o filme inteiro novamente em cada rodada de mudanças. Você só envia mudanças específicas, e a tecnologia IMF do DaVinci, ajudada pelos metadados, determinará quais quadros/planos estão legais e quais precisam ser reenviados, gerando novas mídias somente para esses”, explicou.

“A versatilidade que o DaVinci Resolve Studio oferece, como a importação dos metadados Dolby Vision na linha de tempo para a fase de acabamento, facilitou todo o processo de VDM. Sem o DaVinci Resolve Studio, a SKAfilms não teria dado conta do IMF”, concluiu Fagetti.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados