Home Reportagens Fim da guerra de patentes entre Rotolight e ARRI

Fim da guerra de patentes entre Rotolight e ARRI

ARRI não contestará mais a validade das patentes da Rotolight e retirou sua Revisão Inter Partes nos Estados Unidos

Por Ricardo Batalha

A ARRI chegou a um acordo com a Rotolight em relação ao portfólio de patentes de efeitos especiais de cinema CineSFX da empresa britânica nos EUA, Reino Unido e Europa. A ARRI não contestará mais a validade das patentes da Rotolight e retirou sua Revisão Inter Partes nos Estados Unidos. Simultaneamente, a Rotolight retirou sua reclamação contra a ARRI no tribunal de patentes dos EUA. Em comunicado conjunto, ambas as empresas asseguram que este acordo pretende “respeitar a propriedade intelectual e valorizar a concorrência leal”.

Rod Aaron Gammons, CEO da Rotolight, destacou que a empresa investe milhões todos os anos em pesquisa e desenvolvimento para oferecer a seus clientes o que há de mais moderno em tecnologia de iluminação e inovação. “No entanto, esses investimentos só podem ser feitos com o conhecimento de que esses investimentos e a propriedade intelectual que os sustenta serão respeitados. Portanto, estamos satisfeitos por ter chegado a um acordo com a ARRI e continuaremos a tomar todas as medidas necessárias para proteger nossa propriedade intelectual contra violações contínuas. Dessa forma, poderemos continuar a investir em trazer as primeiras inovações do setor para o mercado. Quaisquer outras empresas infratoras agora precisarão ir diretamente à Rotolight para obter um contrato de licença em termos comerciais razoáveis”.

A Rotolight é uma empresa familiar britânica fundada em 2009, projetando produtos inovadores de iluminação LED para as indústrias de cinema/transmissão e fotografia. Suas soluções podem ser encontradas na produção de longas-metragens na Netflix, Amazon Studios ou Sky ou em canais de televisão, como BBC e ITV. Fabricados no Reino Unido, os produtos Rotolight foram pioneiros em inúmeras tecnologias patenteadas pioneiras na indústria, como o conjunto CineSFX de efeitos de iluminação cinemática personalizáveis pelo usuário ou a tecnologia de difusão eletrônica líder mundial (SmartSoft).

Já a ARRI foi fundada em Munique (ALE) em 1917 por August Arnold e Robert Richter, que produziam equipamentos, câmeras e iluminação para cinema profissional. A empresa é composta pelas unidades de negócios de sistemas de câmera, iluminação e aluguel de equipamentos, todas dedicadas a conectar a criatividade e as futuras tecnologias para imagens em movimento. Seu portfólio de produtos inclui câmeras digitais, lentes e uma ampla gama de soluções para iluminação profissional.

Sites relacionados:
https://www.arri.com/
https://www.rotolight.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados