Destacam-se novas propostas para produção ao vivo, incluindo soluções para infraestruturas 12G-SDI, IP e produção de imagens em velocidade ultra-alta
Coincidindo com a semana em que a NAB 2020 seria realizada em Las Vegas, já que o evento foi cancelado pela crise de saúde causada pelo coronavírus COVID-19, a For-A convocou virtualmente a imprensa do setor para divulgar suas notícias. Entre elas, destacam-se novas propostas para produção ao vivo, incluindo soluções para infraestruturas 12G-SDI, conectividade IP e produção de imagens em velocidade ultra-alta.
Uma instituição que já adotou sua infraestrutura 12G é a New World Symphony Orchestra, em Miami. A academia de orquestra aprimorou suas instalações de concerto do New World Center com um backbone 12G de link único para suportar seus fluxos de trabalho em 4K.
Seus recursos de produção ao vivo foram projetados com base nos equipamentos For-A, incluindo um mixer 3M / E HVS-6000, matrizes MFR-6000 e MFR-3000, servidores de vídeo Insight 212, processadores de sinal de FA -9600, MV-4310 para vários monitores e software de controle integrado GearLink.
Novas matrizes e mixers
A novidade mais importante atualmente da For-A é sua solução Remi Box, uma proposta que permitirá a produção remota com até 4 câmeras enviando os sinais para o estúdio via IP. Essa solução também permitirá o controle remoto das câmeras, tornando-se uma opção de baixo custo para produções em tempos difíceis, como o que vivemos agora.
Como novidade, a For-A desenvolveu produtos que suportam infraestruturas 12G-SDI para fluxos de trabalho de produção ao vivo. Isso inclui as novas matrizes de roteamento MFR-4100 e MFR-6100 12G / 6G / 3G / HD / ASI, bem como a série HVS-6000 de mixers de vídeo Hanabi, suportando produção em HD e 4K.
Notavelmente, o 12G oferece maior largura de banda para vídeo 4K / 60p / 59.94p / 50p descompactado em um único cabo SDI. O uso de um único cabo SDI significa menos peso e cabeamento para unidades de produção móveis e solução de problemas mais fácil para os engenheiros.
Construído para suportar a infraestrutura 12G-SDI, o MFR-6100 fornece transferência de cabo de vídeo 4K única. Os usuários podem adicionar até 16 cartões de entrada e 16 de saída (nove canais por cartão) para configurar uma matriz de até 144 × 144 em um quadro de 13 RU. Para instalações menores, o switcher de roteamento MFR-4100 suporta até 72 × 72 E / S em um quadro de 7 RU.
Embora as matrizes de roteamento 3G-SDI convencionais exijam quatro pontos de cruzamento para distribuir vídeo 4K, o MFR-4100 e o MFR-6100 suportam cabeamento 12G-SDI que transporta conteúdo 4K através de um único ponto de cruzamento. Mesmo em um ambiente 8K (12G-SDI Quad Link), o MFR-6100 configura uma matriz de até 36 × 36 e o MFR-4100 configura uma matriz de até 18 × 18. As matrizes determinam automaticamente o tipo de entrada SDI. Ambos os modelos oferecem suporte a E / S multi-formato, suporte a monitoramento SNMP, várias opções de redundância, incluindo CPU e fonte de alimentação, e um servidor da Web incorporado que permite a configuração baseada em GUI.
A série HVS-6000 de mixers de vídeo inclui dois modelos. Alojado em uma caixa de 12 RU, o HVS-6000 é um mixer 2M / E (expansível para 3M / E) com 24 E / S padrão que podem ser expandidas para 80 entradas / 32 saídas ou 64/48. Para produção de vídeo móvel e salas de controle menores, o HVS-6000M é um switcher 2M/E padrão com 24 E/S que pode ser expandido para 32 entradas em um gabinete de 7 RU. O HVS-6000 oferece quatro keyers por M/E, enquanto o HVS-6000M inclui quatro keyers por M/E. Todas as E/S suportam 12G-SDI.
Ideal para instalações e operações móveis que atualizam de HD para 4K, a For-A também está desenvolvendo suporte de E/S IP para uso futuro. Outros recursos incluem sincronização de frames, armazenamento de clipes e imagens estáticas com armazenamento sequencial e conversão de sinal interno opcional, como correção de cores, HDR, WCG e E/S convertidas em HD. Ambos são compatíveis com três painéis de controle For-A, incluindo o compacto HVS-2120ROU, o HVS-2240OU de dois barramentos, o HVS-3320OU de três barramentos e o HVS-3355OUA personalizado.
Outra novidade da For-A também se destaca, o novo multiviewer IP MV-1640IP. É especialmente indicado para instalações que desejam tirar o melhor proveito do mundo IP, mas com a facilidade de uso dos sistemas de banda base existentes. Suporta até 4 entradas IP para 4K ou 16 entradas IP para HD (1,5G / 3G) e saída em 12G-SDI ou 4 saídas em suporte 3G/HD-SDI.
Embora esteja no mercado há alguns meses, também vale a pena notar o novo processador multifuncional FA-9600. Ele oferece suporte a HDR e Wide Color Gamut e oferece uma entrega excepcional de formatos de conversão, incluindo 12G, 4K (UHD), 1080p e HD/SD .
Cada uma das duas entradas HD/SD no processador FA-9600 inclui um sincronizador de frames. Como o processador de sinal possui terminais 12G-SDI, o software opcional abre as portas para a produção em 4K (UHD). A adição de um cartão de expansão opcional oferece mais quatro canais de entrada/saída 3G-SDI ou seis canais de saída distribuída 12G-SDI.
Colaboração com terceiros
Juntamente com seus parceiros de tecnologia, a For-A está criando sistemas de produção ao vivo que tornam a integração mais fácil e mais confiável.
Por exemplo, o Variant Systems Envivo Replay oferece uma solução econômica de reprodução ao vivo de esportes e eventos com uma interface de usuário intuitiva e recursos de gravação contínua em vários canais. Oferece armazenamento simultâneo de clipes em vários ângulos, listas de reprodução para destaques, recursos de marca incorporados e publicação direta no Facebook, Twitter, YouTube e outras plataformas de mídia social.
Por outro lado, o Odyssey Insight Video Server é um sistema versátil que oferece recursos de gravação e reprodução para ambientes de produção. Sua interface web distinta permite fácil manuseio e feedback do operador através dos canais de visualização. O sistema pode ser operado diretamente dos mixers Hanabi da For-A para transições e acionamento de eventos. A linha de produtos Insight inclui unidades multicanal de 4K e HD em SDI até 12G, incluindo o novo servidor SMPTE ST 2110.
A For-A também mantém uma estreita colaboração com a marca Brainstorm. O Brainstorm LiteSet é um aplicativo de conjunto virtual projetado para ser integrado a uma configuração do sistema For-A. O LiteSet é fornecido como uma única licença de software e é integrado ao mixer de vídeo For-A HVS-100/110, que usa seu painel de controle para gerenciar e operar o aplicativo Brainstorm. A melhor combinação de LiteSet e HVS-100/110 fornece uma ampla gama de recursos sofisticados, mas o aplicativo é fácil de instalar, manter e operar com sua interface prática. O LiteSet é adequado para uma ampla variedade de requisitos de estúdio virtual, onde um ambiente sem trilhas é suficiente para atender às necessidades do usuário.
Câmera FT-ONE-SS4K
No catálogo For-A, também encontramos agora as câmeras de velocidade ultra-alta FT-ONE-SS4K, capazes de capturar 4.000 imagens a 1.000 fps para produção ao vivo.
Várias dessas câmeras FT-ONE-SS4K foram usadas para repetições críticas em ultra-baixa resolução durante a transmissão ao vivo da final da Liga dos Campeões de 2019 em Madri, na Espanha, além de outros eventos esportivos de alto nível em todo o mundo. A característica excepcional da FT-ONE-SS4K é o “brilho”. Quando equipado com uma lente baioneta B4, captura imagens até quatro vezes mais brilhantes que os modelos com uma lente PL. Além disso, o FT-ONE-SS4K grava até 1.000 qps em 4K, oferece gravação e reprodução simultâneas com memória interna e possui saída independente em tempo real de 4K ou HD. Outras características incluem correção de cores em 24 eixos e compatibilidade com o visor OLED da Canon.
A câmera também pode ser usada com o zoom ZE-ONE 4K da For-A, que pode enquadrar e extrair cenas HD específicas de fontes 4K usando uma interface intuitiva da tela sensível ao toque. O ZE-ONE pode rastrear objetos específicos, como um player, automaticamente em tempo real para extração, e também permite simular o zoom, o corte e a trepidação da câmera com repetições em câmera lenta.
O FT-ONE-LS suporta velocidades de saída de até 500 qps em 4K ou 1.200 qps em HD e oferece saída de vídeo ao vivo simultânea e super câmera lenta. Para uma mobilidade excepcional, a câmera Variable Frame Rate 4K FT-ONE-LS é conectada à estação base através de um único cabo óptico da câmera, para que o operador possa desligar a câmera durante a reprodução e navegar para outro lugar para capturar a próxima ação de um ângulo diferente. O FT-ONE-LS também oferece saídas 3G-SDI e suporte para três modos de saída 4K.