Home Reportagens Fox Sports lança nesta quinta (26) o futebol em 4K com HDR

Fox Sports lança nesta quinta (26) o futebol em 4K com HDR

Por Ricardo Batalha

A partir da próxima semana, os jogos transmitidos pela Fox Sports serão produzidos em 1080p HDR e convertidos para 4K HDR

A Fox Sports começará a levar o 4K Ultra HD com alta faixa dinâmica (HDR) para telespectadores do “Thursday Night Football”, na noite de quinta-feira (26), quando o Philadelphia Eagles enfrenta o Green Bay Packers. O público poderá acessar a cobertura 4K UHD HDR pelos aplicativos Fox Sports e Fox Now, Apple TV 4K, selecionar dispositivos Roku ou sintonizar em vários distribuidores da Fox Sports, incluindo DIRECTV, Altice Optimum, Comcast Xfinity, Verizon Fios, TVision e fuboTV, disse a emissora.

A Fox produzirá os jogos em HDR 1080p, convertendo a produção em 4K UHD HDR para espectadores com telas 4K e convertendo em 720p para sua audiência de transmissão em HD, diz Michael Davies, SVP Field & Technical Operations da Fox Sports. “Existe uma confluência de coisas diferentes que tornaram o momento certo (para a cobertura 4K UHD HDR da NFL)”, explicou. “O equipamento de transmissão que usamos, que é hipoteticamente capaz de fazer esse formato há algum tempo, está disponível. Mas eu argumentaria que somente agora, em muitos casos, é capaz de fazer isso de maneira que os clientes HD de faixa dinâmica padrão não sejam afetados. ”

Para garantir que seu maior público – aqueles que assistem em HD com faixa dinâmica padrão – permaneça inalterado pela conversão de HDR para SDR, a equipe de engenharia da emissora realizou testes com “uma variedade de cores importantes no futebol”, como Davies descreve, para avaliar como as cores das camisas, cores no campo e as dos patrocinadores aguentariam a conversão do espaço de cores HDR Rec 2020 para o Rec. 709.

A emissora produziu os últimos três jogos noturnos de quinta-feira em HDR 1080p e converteu-se em 4K HDR como parte de seus testes internos para se preparar para o lançamento oficial em Green Bay, na próxima semana.

A Fox Sports empregará uma bateria completa de equipamentos de produção 1080p HDR e contará com o Hybrid Log Gamma (HLG) como seu formato HDR de produção. O equipamento de conversão instalado no caminhão de produção Encore da Game Creek Video cuidará das tarefas de conversão para cima e para baixo.

Encontrando a demanda
Outro fator que impulsionou a decisão de optar por 4K UHD HDR é a demanda dos distribuidores da Fox Sports, comentou Davies. “Satisfazer essas necessidades do programa é uma grande coisa.”

A emissora escolheu a abordagem de conversão HDR de 1080p HD em vez da produção nativa de 4K HDR para minimizar os recursos necessários para a produção, como a capacidade do servidor que exigiria quatro vezes a capacidade de armazenamento para quatro vezes a resolução, além de manter o nível de produção que os espectadores esperam, disse.

“Por exemplo, a super câmera lenta é uma daquelas coisas que, embora você possa fazer em 4K, as opções são muito mais limitadas para você tendo muitas câmeras de super câmera lenta disponíveis”, explicou Davies. “Temos oito e não queremos perder essa capacidade de super câmera lenta.” Mais importante, a Fox Sports tem a capacidade de converter para 4K UHD HDR porque “1080p convertido parece incrível, e os escaladores fazem um ótimo trabalho”, acrescentou Davies.

Por enquanto, a Fox Sports dependerá do mesmo veículo de produção para produzir o Thursday Night Football. Isso reduz as demandas impostas à equipe de engenharia da emissora para configurar vários caminhões para as conversões necessárias, diz Davies. No entanto, à medida que cresce a demanda por 4K UHD HDR, aumenta também a pressão para configurar veículos de produção adicionais com recursos de conversão semelhantes aos do Encore, acrescentou.

Davies não sabe dizer quando a Fox Sports estenderá o 4K UHD HDR a toda a sua linha da NFL. No entanto, a emissora está trabalhando em “derrubar as barreiras” para se preparar para um momento em que a cobertura 4K UHD HDR se torne a regra e não a exceção. Já produziu uma cobertura limitada da Major League Soccer e da MLB em 4K UHD, e os planos atualmente estão se unindo para uma cobertura semelhante na pós-temporada do beisebol. Por enquanto, no entanto, o foco está no Thursday Night Football e na realização de 4K UHD HDR. Davies credita empresas por ajudar a tornar possível o 4K UHD HDR.

“Temos alguns parceiros técnicos muito bons, como o Game Creek Video. AJA é uma grande, grande ajuda. A Sony tem sido fantástica. Essas empresas se uniram para nos ajudar nesse e em outros projetos, para que possamos obter a base de conhecimento disponível para fazer o próximo grande show que precisa ir à UHD um tipo de colina muito mais fácil de escalar”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados