Participam da experiência piloto, a Fox Sports e o Fox Innovation Lab, Ericsson, Intel e a AT&T
A Fox Sports, em cooperação com o Laboratório de Inovação da Fox, e em parceria com a Ericsson, Intel e AT&T, usará a tecnologia 5G para transmitir vídeo 4K através de redes de quinta geração em todo o País, durante o 118º Open de Golf dos Estados Unidos que acontecerá entre 14 e 17 de junho.
A tecnologia sem-fio 5G permitirá a transmissão de imagens HDR de 4K a partir de duas câmeras da Fox Sports colocadas no desafiador buraco par 3 do Shinnecock Hills Golf Club, enviando seus sinais para a unidade móvel da Fox. A oferta é parte da melhoria ” Featured Holes”, disponível em USGA.com, DirecTV e FOX Sports App. No futuro, a Fox também planeja usar 5G para entregar realidade virtual em tempo real.
Implantada pela primeira vez em grande escala no início deste ano pela Intel e seus sócios, durante os Jogos de Inverno em PyeongChang, a tecnologia 5G tem o potencial de fornecer recursos, tanto para as emissoras quanto para os consumidores. A nova tecnologia sem-fio eventualmente permitirá velocidades de vários gigabits com latência ultrabaixa.
Na Fox estão todos convencidos de que o 5G será uma revolução, inovando na forma como os esportes e a mídia são distribuídos e consumidos, ao mesmo tempo em que fornece formas completamente novas para os usuários participarem de um evento.
“É parte do nosso DNA explorar com entusiasmo as tecnologias em evolução como parte de nossa produção esportiva ao vivo. Este é exatamente o tipo de esforço que constantemente colocamos na vanguarda da tecnologia de hoje, em preparação para o que se tornará os padrões da indústria do futuro”, afirma Michael Davies, vice-presidente sênior de Operações Técnicas e de Campo da Fox Sports.
“À medida que nos preparamos para o lançamento de redes 5G, é essencial testarmos casos de negócios do mundo real, como a transmissão sem-fio de vídeo 4K em eventos esportivos”, explica Niklas Heuveldop, diretor da área de mercado da Ericsson na América do Norte. “Em colaboração com nossos parceiros, a Ericsson se orgulha de demonstrar esse tipo de solução de entretenimento, usando nossas redes e nossas tecnologias de mídia. Este é apenas um exemplo revelador da importância crescente das redes sem-fio de alto desempenho para oferecer uma experiência de consumo superior.”
A Intel está fornecendo a plataforma Intel 5G Mobile Trial Platform, uma solução compacta que atua como um dispositivo de comunicação sem-fio capaz de transmitir 1,6 Gbs/s, e que será colocada perto do sétimo buraco para fornecer 5G via IP.
“Começando com nossa inovação nos Jogos de Inverno, onde tivemos 22 links ao vivo de 5G, suportando 3.800 terabytes de capacidade de rede, estamos novamente habilitando o 5G em um ambiente real de outro evento esportivo. Nossas aprendizagens dessa colaboração alimentarão uma forte experiência de usuário de 5G à medida que a indústria avança no desenvolvimento de dispositivos 5G e na construção de redes”, explica Asha Keddy, vice-presidente e gerente geral de Próxima Geração e Padrões da Intel.
A AT&T utilizará o espectro de ondas milimétricas para fornecer a conexão 5G. Também planeja ser a primeira empresa de telecomunicações dos Estados Unidos a lançar serviços móveis 5G baseados em padrões para clientes em uma dezena de cidades, incluindo partes de Dallas, Atlanta e Waco, no final deste ano.
“O 5G promete transformar a experiência de vídeo e permitir a transmissão ao vivo 4K é um grande exemplo. A alta velocidade e a baixa latência oferecidas por esse teste permitem que as câmeras se movam sem serem restringidas por cabos e criem um ambiente de captação único. Acreditamos que o esporte ao vivo viverá uma revolução com o 5G e já se trate de realidade virtual e aumentada para aqueles que observam de longe”, explica Melissa Arnoldi, presidente da AT&T Technology & Operations.
“O Innovation Lab Fox foi fundado há quatro anos exatamente para este tipo de iniciativa, para testar tecnologias emergentes e dar-lhes vida vida em aplicações do mundo real, levando a Fox para o século 21 e em parceria com as principais empresas de tecnologia”, destaca Danny Kaye, vice-presidente executivo e gerente geral da Fox Innovation Lab.