Home Reportagens Foxtel aposta no monitoramento de TAG para concluir migração para IP

Foxtel aposta no monitoramento de TAG para concluir migração para IP

Após mais de 12 meses de pesquisa de mercado e testes, Foxtel decidiu por uma ferramenta de monitoramento de IP da TAG

Por Ricardo Batalha

Uma solução de monitoramento da TAG Video Systems é responsável pelo monitoramento de mais de 2 mil fontes Foxtel IP. Em 2020, a Foxtel iniciou um projeto para abandonar suas instalações localizadas no centro de televisão Macquarie Park. O plano era migrar toda a sua plataforma de tecnologia de dois sites de Sydney para uma plataforma totalmente IP, abrangendo roteamento de vídeo, satélite, OTT e muito mais. Após mais de 12 meses de pesquisa de mercado e testes, a Foxtel finalmente decidiu por uma ferramenta de monitoramento de IP da TAG. Fornecido pela Magna Systems & Engineering, é a “maior solução do gênero no hemisfério sul e está entre as dez melhores soluções do gênero no mundo”, segundo a própria TAG.

O projeto começou com uma RFI em 2020, progredindo para uma extensa RFP e POC em 2021. Hoje, a solução da TAG monitora mais de 2 mil fontes em vários sites com todos os tipos de sinais IP, incluindo HD e UHD não compactados, HD e UHD OTT – HLS, CMAF e DASH, DRM, ND I e qualquer combinação desses sinais podem ser monitorados em um único servidor. Ao mesmo tempo, a Foxtel optou por servidores DELL R650 com duas placas ConnectX6 200GE. Cada servidor é capaz de monitorar até 128 entradas SMPTE ST2110 HD não compactadas com proteção de comutação contínua de -7.

A nova solução IP da TAG é utilizada em toda a plataforma Foxtel, desde a ingestão de sinal de playout ou de terceiros, pré -compressão e pós- compressão. Também é usado em vários departamentos, incluindo MCR.

Objetivos e desafios
Matthew Carter, chefe de projetos de engenharia e transmissão da Foxtel, afirma que quando chegou a hora de propor o projeto, eles não só queriam poder ver as imagens nos monitores, mas também “fornecer uma sonda em tempo real desses sinais em todo o fluxo de trabalho para fornecer uma visão completa de ponta a ponta do fluxo de trabalho de vídeo em todos os formatos e tipos de codificação. A solução TAG faz tudo isso e muito mais”.

Entre outros fatores, a Foxtel acabou optando pela TAG devido à “sua capacidade de decodificar e monitorar em vários formatos. Continua sendo a única ferramenta que pode fazer isso dentro do mesmo aparelho em escala. Também ficamos muito impressionados com a Magna, que nos apoiou do início ao fim. Eles entenderam nossos requisitos e trabalharam em estreita colaboração com minha equipe para fornecer a solução que atendesse às nossas necessidades. A Magna esteve à disposição o tempo todo para nos ajudar com quaisquer problemas e trabalhar com a TAG em quaisquer solicitações que tivemos.”

Um ótimo exemplo de como a Foxtel utiliza a solução TAG é o monitoramento de seus fluxos OTT com base em eventos. Usando a API totalmente aberta, a Foxtel integrou isso em sua plataforma de agendamento de recursos para fornecer às operadoras a verificação de entrega ao cliente. O sistema de automação da Foxtel, por sua vez, fornece ao TAG os detalhes de CDN necessários associados a um evento para iniciar a decodificação e o polling. Isso significa que os fluxos de trabalho anteriormente complicados de verificar um dispositivo físico para o início do evento não são mais necessários, pois agora há rastreamento contínuo do fluxo do início ao fim.

Adi Itzhaki, vice-presidente de vendas da TAG, considera todo o projeto desafiador, mas a Foxtel acabou com uma “visão única de seu fluxo de trabalho” sem perder de vista “suas necessidades de negócios em evolução”.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados