Home Reportagens Fraunhofer IIS lança pacote de suporte para aplicativos para facilitar integração do JPEG XS

Fraunhofer IIS lança pacote de suporte para aplicativos para facilitar integração do JPEG XS

Fraunhofer fornece funcionalidades adicionais para encapsular fluxos de código em formatos de arquivo e fluxos de transporte

Por Ricardo Batalha

O novo codec JPEG XS é um marco revolucionário na transferência de vídeo de alta qualidade para um fluxo de trabalho totalmente IP, sem limitar a resolução da imagem ou a latência. Fraunhofer JPEG XS SDK oferece um Pacote de Suporte para Aplicativos gratuito para orientar e auxiliar integradores de sistemas e desenvolvedores na implementação rápida e conveniente de aplicativos JPEG XS em fluxos de trabalho e dispositivos profissionais. Profissionais podem agora acelerar o processo, aproveitando a latência de subquadro, alta resistência a erros e transferência de vídeo em alta velocidade de monitores padrão para alta resolução.

Integrar um Kit de Desenvolvimento de Software (SDK) pode ser difícil, demorado e dispendioso. Não se trata de falta de conhecimento, mas o que parece óbvio no código esconde muitas armadilhas antes de começar com sucesso. Os especialistas em codificação de vídeo do Instituto Fraunhofer para Circuitos Integrados IIS decidiram encurtar esse tempo ao fornecer um Pacote de Suporte para Aplicativos incluído no SDK JPEG XS da Fraunhofer. “Nos concentramos em exemplos de código para as funcionalidades de codificação e decodificação mais comuns em fluxos de trabalho típicos, como conversão de imagem da câmera para streaming ou streaming para exibição de imagem”, explica Siegfried Foessel, chefe do departamento de Tecnologias de Imagens em Movimento do Fraunhofer IIS.

JPEG XS – Alto Desempenho para Fluxos de Trabalho de Transmissão Profissional
Na transmissão, uma variedade de placas de captura e reprodução de vídeo, desde latência padrão até ultra baixa, são usadas para transferência de dados. O Pacote de Suporte para Aplicativos do SDK JPEG XS da Fraunhofer IIS suporta as três placas de E/S mais usadas atualmente para SDI e HDMI – as mais comuns para cada segmento – com implementações de código de amostra. Mas, e quanto às interfaces internas de computadores já incorporadas para câmeras da web, sistema X11 ou GPU? Para esses casos de uso, os especialistas da Fraunhofer desenvolveram um código de software para interface com Video4Linux, X11 e o Gerenciador de Renderização Direta (apenas Linux). E, para uso multiplataforma, está disponível um código de software para integração da biblioteca SDL2.

A Fraunhofer fornece funcionalidades adicionais para encapsular fluxos de código em formatos de arquivo e fluxos de transporte. Muitos desses formatos são usados ou necessários principalmente em fluxos de trabalho ou equipamentos de transmissão para aproveitar ao máximo a baixa latência e alta qualidade do JPEG XS. Para fluxos de transporte, o Pacote de Suporte para Aplicativos também contém código para empacotar e desempacotar fluxos de código JPEG XS em RTP (RFC 9134), possibilitando fluxos de trabalho ST2110, e em MPEG-TS (ISO/IEC 13818-1).

Melhor Resiliência a Erros para Fluxos de Transporte
Para garantir uma apresentação suave dos fluxos de vídeo em caso de erros de rede, o código da Fraunhofer adiciona funções de resiliência a erros adicionais para evitar fluxos de vídeo interrompidos ou quebrados. Uma resiliência a erros ainda melhor pode ser alcançada usando as funções especiais da Fraunhofer para Correção de Erros para Frente (FEC) de acordo com o ST2022-5.

Suporte para Latência de Subquadro – Equilibrando a Carga de Trabalho Principal
Para melhorar o desempenho, a Fraunhofer IIS oferece uma alocação inteligente de threads em seu SDK. Isso permite aos usuários alcançar a Ultra-Baixa Latência distribuindo uniformemente a carga de trabalho de processamento em todos os núcleos. O código da Fraunhofer está disponível para o processamento paralelo e entrelaçado de segmentos de imagem e resulta em apenas 180 linhas de latência para um sistema de codificação e transporte baseado puramente em software, de acordo com o SMPTE ST2110.

Uma vantagem para os radiodifusores é a conversão de alta velocidade de 422 de transmissão padrão para monitores de alta resolução de 444. Uma exibição em tempo real para fluxos de transmissão em monitores padrão, por exemplo, na sala de controle da câmera, é possível sem despesas adicionais.

Site relacionado: https://www.iis.fraunhofer.de/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados