A nova câmera sem espelho X-H2S da Fujifilm se junta à série X de câmeras leves, implementando uma ampla seleção de recursos de vídeo UHD. A X-H2S é um novo modelo emblemático que se destaca por ter o maior desempenho no campo de vídeo na história da Série X, como a própria Fujifilm aponta. Para conseguir isso, a nova câmera apresenta o recém-desenvolvido sensor X-Trans CMOS 5 HS de 26,16 MP e o mecanismo de processamento de imagem X-Processor 5.
Alguns dos destaques da câmera são sua capacidade de obter disparos contínuos de até 40 quadros por segundo; suas melhorias de AF, pois “faz três vezes mais cálculos nas informações de detecção de fase em comparação com o modelo atual”; sua resolução de imagem melhorada com baixa sensibilidade ISO; e, claro, suas novas opções de captura de vídeo, pois a câmera pode gravar vídeo 6.2K 30p, 4K 120p 4:2:2 10 bits ou até 4K 60P por até 240 minutos.
A este respeito, a Fujifilm confirmou que a leitura do sensor durante a gravação de vídeo foi reduzida para1/180 segundo, que atenua o efeito Rolling-shutter para apresentar o movimento dos assuntos de forma mais natural, e confirmou seu compromisso com o Apple ProRes: o X-H2S pode exportar vídeo em ProRes 422 HQ, ProRes 422 e ProRes 422LT. Outra novidade é o recurso F-Log2 com faixa dinâmica estendida de até 14+ stops, um aprimoramento que permite a gravação de vídeo com tons enriquecidos, expandindo assim o potencial de pós-produção.
A câmera é compatível com um cartão CFexpress Tipo B, que é capaz de gravar dados em alta velocidade e, assim, libera todo o potencial do X-H2S em disparo contínuo e gravação de vídeo. Outras características de destaque são seu novo mecanismo de estabilização de imagem, a inclusão de uma tela LCD, melhorias na ergonomia ou sua ampla gama de acessórios: ventilador de refrigeração FAN001, alça vertical de bateria VG-XH, kit de tampa CVR-XH ou transmissor de arquivos FT-XH.
Novas lentes Fujinon
Em paralelo, a Fujinon confirmou o lançamento de duas novas lentes. A nova Fujinon XF150-600mm F5.6-8 R LM OIS WR é uma lente telefoto capaz de estender a distância equivalente a 229mm até 914mm no formato 35mm. Destaca-se por ser uma lente composta por 24 elementos em 17 grupos, possuindo um mecanismo de estabilização de imagem em 5 passos e podendo estender seu alcance até 1828mm no formato 35mm quando utilizada com o teleconversor XF2X TC WR. O lançamento desta solução de 1.605 gramas está previsto para julho.
Além disso, a Fujinon confirmou o lançamento da XF18-120mm F4 LM PZ WR, que estará disponível em setembro. Destinada à gama Fujinon XF X-Mount, possui características como uma distância equivalente a 27mm – 183mm no formato 35mm (18-120, em 18mm); um mecanismo de acionamento totalmente elétrico; uma estrutura baseada em 15 elementos em 12 grupos; um AF “rápido e preciso”, capaz de focar em 0,02 segundos, e um design “compacto e leve” pesando aproximadamente 460 gramas.
Além de compartilhar os detalhes do par de lentes, a Fujinon confirmou que a linha de lentes Fujinon XF X-Mount em breve incorporará três novas lentes: Fujinon XF56mmF1.2, Fujinon XF30mmF2.8 R Macro e Fujinon XF8mmF3.5, que expandirão o alcance para um total de 42 ópticas.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube