AJA U-TAP SDI é um dispositivo de captura 3G-SDI USB 3.0 que oferece conectividade profissional e captura de vídeo de alta qualidade em laptops e estações de trabalho
Devido ao distanciamento social que marca a pandemia de COVID-19 no mundo, a produção de entrevistas remotas está na ordem do dia. Para responder a este desafio, Geoff Nelson, chefe da empresa de serviços audiovisuais com sede em Seattle, Full Nelson Video, está usando a tecnologia AJA em suas contribuições para grandes redes como CBS, CNBC, Warner Media ou NBC.
Nelson estabeleceu um fluxo de trabalho plug-and-play baseado em tecnologia que pode caber facilmente em um pequeno gabinete de produção, incluindo um dispositivo de captura de vídeo AJA U-TAP SDI.
No início de 2020, o volume de entrevistas remotas que Nelson estava produzindo começou a crescer, então ele procurou uma maneira mais eficiente de otimizar a configuração e a produção. “Gosto de me chamar de fornecedor de equipamentos, então gosto de procurar as melhores e mais recentes tecnologias que possam ajudar a dar aos meus clientes a melhor imagem possível e separar meu produto da concorrência. Eu sabia que deveria haver uma maneira melhor de transmitir a entrevista aos meus clientes do que com a câmera do computador, que exigia muitos ajustes de fundo e quadro ”, conta Nelson. “Por recomendação de um amigo, encomendei um U-TAP e acabou por ser o componente de tecnologia certo. Não preciso mais perder tempo preparando e iluminando a câmera do computador para essas entrevistas porque o U-TAP é tão ‘plug-and-play’ que torna mais fácil mover uma câmera limpa para a produção.”
Além de seu acessório de iluminação usual, Nelson usa um pequeno pedestal, um MacBook e U-TAP SDI. Usando o equipamento da AJA, ele é capaz de capturar o sinal da câmera com melhores controles de foco, enquadramento e iluminação do que uma câmera de computador pode oferecer.
Nelson envia suas imagens HD para o laptop via USB 3.0, que são alimentadas em um feed do Zoom para o diretor revisar enquanto a entrevista ocorre em tempo real. Com um pequeno mixer, ele é capaz de enviar vários ângulos de câmera através do U-TAP. “A configuração é ideal porque é muito rápida de configurar. E todos os envolvidos na produção, independentemente de sua localização, podem obter a visão da lente da câmera da entrevista assistindo à transmissão ao vivo. Você não precisa adivinhar como será a aparência da imagem final.”
Tendo usado o U-TAP em uma série de entrevistas, Nelson expressou uma vantagem inesperada que encontrou. “Uma das melhores coisas sobre o U-TAP é a capacidade de fazer um loop através do SDI, para que eu possa enviar a energia da câmera para um monitor externo, onde posso fazer a verificação de controle de qualidade para cores do mundo real e níveis de exposição versus confiar apenas em um monitor. Então posso reduzir a equipe de produção. Preparo tudo como uma entrevista normal e começo o U-TAP. A funcionalidade loop-out é essencial e ainda me permite sair da sala, se solicitado, com a possibilidade de monitorizar remotamente.”
Além do U-TAP, Nelson usou conversores AJA FiDO em projetos anteriores que exigiam a conversão do sinal SDI em fibra óptica para transporte de vídeo de longa distância.