A rede Dante da Audinate foi implantada para o lançamento de um estúdio profissional de alta definição destinado à produção de conteúdos audiovisuais
A FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) Portuguesa promove o conhecimento científico nos setores público e privado nos campos das ciências naturais, exatas, sociais e humanidades, e recentemente lançou um estúdio profissional de alta definição para a produção de conteúdos audiovisual.
O estúdio tem uma rede sob o protocolo Dante (Audinate), juntamente com um chroma verde, iluminação, microfones sem fio, câmeras, teleprompter e monitores. Este estúdio está equipado para produzir vídeos de qualidade profissional, gravações de áudio e ferramentas de aprendizagem em cenários virtuais.
Os membros da Fundação utilizarão o espaço para uma variedade de atividades, todas concebidas para promover a educação científica em Portugal, como a criação de conteúdos audiovisuais para e-learning, a transmissão de webinars ao vivo ou gravados, à realização de sessões fotográficas e demonstrações de produtos e gravação de programas de rádio ou podcasts.
Os engenheiros da FCT integraram a tecnologia Dante da Audinate no coração do sistema de áudio do estúdio, melhorando consideravelmente o fluxo de trabalho e a conectividade. Sob essa infraestrutura de IP, é possível conectar os dispositivos em rede e tornar a interoperabilidade fácil e confiável. Além disso, permite a distribuição de mídia digital multicanal sem compressão através de redes Ethernet padrão, com latência quase nula e perfeita sincronização.
Cláudio Silva, diretor do estudo promovido pela Unidade de Computação Científica da FCT, assegura que esta facilidade “é uma referência para todas as universidades e laboratórios de pesquisa que trabalham com áudio e vídeo. Atualmente, o IP e outras soluções baseadas em rede são usadas em todos os lugares. Para o áudio, estamos um passo além do resto, e Dante permite esse passo.”
A busca de Silva por uma nova solução de áudio chegou ao Dante devido à sua interoperabilidade e flexibilidade inatas, ao encolhimento de cabos analógicos, à qualidade de áudio aprimorada e ao reduzido tempo de preparação das sessões de gravação. Silva ficou particularmente atraído pela capacidade de Dante de reduzir problemas acompanhados por conexões analógicas, como ruído e interferência. Desde a mudança da interface de áudio usada anteriormente para Dante e o zumbido do estúdio foram reduzidos em 20 dB.
Além disso, os usuários do estudo podem trazer seus próprios equipamentos ao trabalhar em projetos. Com um sistema Dante, os adaptadores Dante AVIO permitem que o sistema de PA, o sistema de conferência e a equipe de usuários do estúdio se integrem rápida e facilmente à rede Dante. O estúdio precisava de uma maneira de gerenciar as muitas rotas de áudio que os alunos utilizavam, o que foi possível graças ao software Dante Via da Audinate, que oferece roteamento multicanal de áudio baseado em computador. O Dante Via permite que o estúdio direcione diferentes canais de áudio para diferentes aplicativos em um PC. O estúdio usa a estação de trabalho Reaper Digital Audio junto com o software Dante Via para mixar áudio, recepção e videoconferência.
“O estúdio da FCT é pequeno, mas a tecnologia que usamos é excelente e o trabalho que desenvolvemos é muito importante para fins educacionais em Portugal. Os produtos Dante foram muito importantes para melhorar a qualidade do áudio e a velocidade da configuração ao iniciar uma sessão de gravação. Com o Dante, todo o trabalho foi simplificado e nossos problemas foram resolvidos “, reconhece Silva.