Home Reportagens Futuro do mundo do áudio é moldado em Xangai com soluções da Genelec

Futuro do mundo do áudio é moldado em Xangai com soluções da Genelec

Por Ricardo Batalha

A empresa forneceu roteamento e transporte de sinal redundante e descentralizadospara toda a produção

A Escola Profissional de Música Contemporânea de Xangai implementou uma ampla seleção de monitores ativos inteligentes Genelec em suas instalações. Alex Wei (Diretor de Tecnologia Digital da SunYart) e Zhang Minggang (Diretor Técnico) foram responsáveis pela criação do layout básico da instalação, enquanto a execução técnica foi realizada por He Weier e o engenheiro de som Sam Toyoshima. Coordenando os aspectos técnicos e estéticos, a equipe da escola de Xangai decidiu implementar monitores Genelec SAM calibrados com o software de gerenciamento de monitores Genelec GLM em todo o complexo.

Entre os desafios do projeto estava um dos eixos da instalação, um grande estúdio de gravação de 300 metros quadrados com tempo de reverberação variável. O espaço conta com mais de 70 colunas giratórias com diferentes alturas e diâmetros, além de orifícios de absorção acústica de diferentes tamanhos que permitem atingir um tempo de reverberação variável entre 0,8 e 1,2 segundos. A sala de controle deste espaço possui um par de 1236 monitores principais inseridos na janela que ocupa toda a parede, criando um efeito semelhante ao de um equipamento flutuando sobre um vidro.

Wei trabalhou com o projeto de Toyoshima, calculou o ângulo, o centro de gravidade e o atrito da base com precisão e comparou vários materiais e métodos de construção. Com isso fixo, os dois monitores 1236 foram instalados, permanecendo estáveis em um ângulo de inclinação de 6 graus em relação ao vidro.

Configuração flexível
Além do 1236s, três monitores coaxiais nearfield 8351 foram instalados em suportes retráteis, que não obstruem o som dos monitores principais quando são abaixados, mas podem ser aumentados mecanicamente para um sistema 5.1 para mixagem surround. Os 8351 são acompanhados por dois 7380 subwoofers.

Outro espaço único na Escola Vocacional de Música Contemporânea de Xangai é a “sala de aula com escada”, na qual os alunos se sentam em degraus em vez de cadeiras. De um lado da sala de aula há uma janela que ocupa toda a parede dando vista para o escritório. Quando o professor está trabalhando, os alunos podem acessar o estudo para observar através da grande janela das etapas. Acima da mesa de mixagem, uma câmera de alta definição mostra o professor em ação por meio de uma tela, enquanto os monitores de três vias Genelec 1238 transmitem o áudio para a turma.

O projeto de Xangai é completado por quatro outros espaços de gravação, incluindo uma sala de masterização no andar térreo, equipada com 1238 monitores estéreo e um sistema 5.1 com 8351s e um subwoofer 7370. Além disso, foi construído um estúdio de ensino multifuncional 5.1, com 8260 monitores e um subwoofer 7370, e dois outros estúdios menores localizados no porão e equipados com um par de 8351 monitores.

Os funcionários da escola descrevem os resultados como “melhores do que imaginávamos”. Wei, em particular, está “orgulhoso” do complexo: “O que finalmente alcançamos é uma excelente qualidade de som e um posicionamento de imagem de som muito preciso. Professores da escola, do Conservatório de Música de Xangai e visitantes de outras escolas acham que é o melhor estúdio que já viram”, concluiu.

Site relacionado: www.genelec.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.