A GatesAir anunciou uma nova infraestrutura de transmissores para toda a sua linha DAB/DAB+, que será apresentada oficialmente na IBC 2025. O projeto traz uma arquitetura modernizada capaz de elevar a eficiência energética em até 50% ou mais em determinados cenários. Com novas fontes de alimentação de tensão ajustável, que reduzem o consumo de energia, a empresa reforça sua posição de liderança em inovação de RF e eficiência de transmissão, já reconhecida nas áreas de TV UHF e rádio FM.
A GatesAir deu início ao movimento de alta eficiência em transmissores há quase 20 anos, com o lançamento da arquitetura PowerSmart, que aprimorou o uso de energia em amplificadores e fontes de alimentação. Agora, a integração de transistores de última geração aumenta significativamente a eficiência em transmissores de baixa e média potência. Somada a algoritmos inteligentes que gerenciam as novas fontes, toda a linha DAB/DAB+ da empresa passa a operar com níveis de eficiência iguais ou superiores a 50%.
Segundo Raymond Miklius, vice-presidente de tecnologia da GatesAir, as frequências DAB e DAB+ podem transportar até 18 canais, e a nova arquitetura de alta eficiência, disponível em cinco linhas de transmissores, oferece aos radiodifusores um conjunto de ajustes para otimizar taxas de bits, voltagens e outros parâmetros. Ele destacou que as inovações aplicadas em eficiência energética e modulação garantem economias reais de custos e mão de obra para emissoras e operadoras de rede que buscam retorno de investimento em projetos digitais atuais e futuros.
A nova geração de transmissores DAB+ cobre diferentes linhas, incluindo VAXT, VAX-OP e PMTX-1 para operação externa, em versões refrigeradas a ar (a partir de 25 watts) ou a líquido (até 10 kW). Esses modelos otimizam a conectividade EDI para contribuições e distribuição em larga escala, com suporte à solução Intraplex de transporte IP de ultra baixa latência. A tecnologia utiliza o protocolo SRT em substituição ao ETI ou à distribuição via satélite, oferecendo redundância de caminhos de rede com o recurso Dynamic Stream Splicing (DSS), que aumenta a resiliência dos fluxos de áudio.
Além das novidades em DAB/DAB+, a GatesAir também levará à feira a linha completa de transmissores Flexiva FM, agora finalizada com a estreia do modelo de 3,5 kW. A série, que vai de 50 watts a 10 kW, atinge níveis inéditos de eficiência, chegando a 76% ou mais.
A GatesAir apresentará seus novos transmissores de alta eficiência DAB+, soluções de transporte e redes Intraplex e a linha Flexiva FM no estande 8.B75 na IBC 2025, que será realizada de 12 a 15 de setembro no RAI Convention Center, em Amsterdã (HOL).
Site relacionado: https://www.gatesair.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube