Home Especiais GatesAir revela novas configurações de sua solução de rádio HD FMXi 4G na NAB 2019

GatesAir revela novas configurações de sua solução de rádio HD FMXi 4G na NAB 2019

Por Redação

A solução FMXi 4G está disponível em três configurações; GatesAir também adiciona modelo de 7,5kW à gama de transmissores Flexiva

A GatesAir, fornecedora global de soluções de transmissão de conteúdo sem fio para broadcasters de rádio e TV, revelou três configurações de sua solução de rádio HD Flexiva FMXi 4g na NAB Show 2019, feira de tecnologia, entretenimento e novas mídias que acontece em Las Vegas de 8 a 11 de abril. Disponível como um único Exportador/Importador ou como sistemas separados de Importação e Exportação, a solução baseada em TI elimina a manutenção de componentes antigos baseados em hardware enquanto integra a função do Radio Diversity Delay HD.

A GatesAir também expandirá sua marca Flexiva de soluções de rádio FM e HD com um novo transmissor de 7,5 kW FAX com refrigeração por ar que preenche a lacuna entre seus modelos de potência inferior e média. O novo transmissor mantém toda a operação padrão com benefícios institucionais da arquitetura de alta eficiência da Flexiva, incluindo área ocupada reduzida, consumo de energia e manutenção graças ao seu design verde e modular.

A disponibilidade imediata da solução FMXi 4g continua sendo o principal destaque do segmento de rádio da GatesAir na NAB. A abordagem incorporada em TI da GatesAir fornece uma plataforma integrada que é confiável e livre de manutenção em comparação com plataformas baseadas em computador.

O FMXi 4g também é a primeira solução de infraestrutura HD Radio integrada do setor a oferecer tempo dinâmico e correção de áudio entre sinais analógicos (FM) e digitais (HD Radio). O algoritmo da GatesAir dentro do FMXi 4g garante o alinhamento de tempo adequado entre os dois. Isso melhora a experiência do ouvinte em áreas onde o sinal digital desvanece, garantindo a linearidade do programa e removendo automaticamente os artefatos de mistura censuráveis. A inteligência de software incorporada alinha o tempo, os níveis e a fase do áudio para proporcionar uma experiência de audiência limpa e envolvente.

Para Ted Lantz, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Produtos de Rádio da GatesAir, observa que a convergência das funções de Exportador e Importador em um único sistema embarcado por software representa uma direção futura importante para o GatesAir. O FMXi 4g se junta à recém-anunciada solução de áudio sobre IP incorporado Intraplex Ascent na futura estratégia da GatesAir em torno da convergência de TI e broadcast.

“A remoção de um Exportador ou Importador independente, baseado em computador, elimina o processo de inicialização e as peças móveis problemáticas, e libera as emissoras de manter soluções baseadas em PC”, afirma Lantz. “A implementação do Radio HD é simplificada pela eliminação de configurações complexas, além de ter a Artist Experience integrada na plataforma. Esses benefícios são compartilhados independentemente de qual das três configurações do FMXi 4g o cliente escolhe implementar.”

GatesAir no Brasil

O executivo Felipe Luna voltou a trabalhar na GatesAir em janeiro deste ano como diretor administrativo para a região Caribe e América Latina (veja a notícia completa aqui), após trabalhar 12 anos como Diretor Regional da Harris Broadcast, a empresa da qual a GatesAir nasceu. Sob a liderança de Rich Redmond, presidente e diretor administrativo da International, Luna passou a gerenciar todas as iniciativas de vendas e desenvolvimento de negócios para aumentar a participação no mercado regional e a visibilidade da marca. Luna também supervisiona a ampla equipe de vendas e a rede de parceiros da GatesAir na região.

Em entrevista para a Panorama Audiovisual na NAB 2019, Luna destacou as principais soluções da empresa para a feira como a implementação da tecnologia Doherty em transmissor de baixa potência e o lançamento de um transmissor de TV, inclusive para o mercado brasileiro, para ser instalado em áreas externas (postes de iluminação) de cidades pequenas.

O executivo está sediado em Miami (EUA) e uma ou duas vezes por mês viaja ao Brasil para trabalhar com seus distribuidores. “Temos novidades em relação ao mercado brasileiro que serão anunciadas em breve. Vamos fortalecer cada vez mais a marca, preservar o legado brasileiro e expandir em toda a América Latina. O mercado de transmissão de alta potência no Brasil está passando por uma fase em que audiodifusoes estão substituindo os transmissores por modelos mais eficientes, com essa economia de energia que resulta dessa troca é possível pagar um transmissor em dois anos. Já na parte de baixa potência, o mercado a explorar é gigante até 2023”, explica Luna.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados