O engenheiro de som Stéphane Bucher utilizou microfones em miniatura da DPA para captar o som de “Gladiador II”, com os sinais processados por meio de um equipamento completo apelidado de Maximus.
Stéphane Bucher, conhecido por seu trabalho em parceria com a produtora de Luc Besson e por filmes de grande porte como “O Último Duelo” e “Napoleão”, recebeu de Ridley Scott a missão de criar o design sonoro de “Gladiador II”. O longa é uma produção épica de ação e intrigas ambientada no Império Romano. Com oito câmeras filmando simultaneamente as 12 grandes batalhas do filme, a complexidade técnica da produção ficou evidente, sem que houvesse economia de recursos.
Para a captação de som, Bucher optou por uma rede de fibra e o uso da tecnologia Dante, permitindo a operação do áudio a uma distância superior a 300 metros. O equipamento montado no set foi apelidado de Maximus, em homenagem ao protagonista do primeiro “Gladiador”. Esse rig incluía todos os receptores dos microfones sem fio, os microfones boom e um gravador de backup.
Para captar as vozes dos atores, Bucher escolheu soluções da DPA. Ele utilizou o microfone em miniatura DPA 6061, protegido com o antivento URSA Plush Sleeves, que foi escondido no pequeno cavalo metálico da armadura do personagem interpretado por Paul Mescal. Em condições normais, seria usado um sistema boom tradicional, mas o uso de oito câmeras simultâneas impossibilitava a captação de som pelos métodos convencionais.
Bucher destacou uma sequência que demonstra a necessidade dessa abordagem tecnológica. Trata-se do momento em que o general Acacius, interpretado por Pedro Pascal, retorna vitorioso da Batalha da Numídia. A cena foi filmada em um único plano, com oito câmeras posicionadas ao longo de um percurso de 300 metros. Para garantir a captação, o Maximus foi instalado com um par inicial de antenas na metade do trajeto, enquanto o sistema de RF sobre fibra e outro par de antenas foram posicionados próximo ao ponto final.
“Graças ao rack de recepção Wisycom MRK16, consegui controlar as diferentes zonas e obter um bom sinal dos microfones sem fio”, explicou Bucher.
Site relacionado: https://www.dpamicrophones.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube