Home Reportagens Globo e Grass Valley se unem para redefinir a produção de TV ao vivo no Brasil

Globo e Grass Valley se unem para redefinir a produção de TV ao vivo no Brasil

Parceria estratégica amplia uso da plataforma AMPP e prepara infraestrutura para a TV de próxima geração

Por Ricardo Batalha

A Globo anunciou a expansão de sua parceria estratégica com a Grass Valley para modernizar e tornar mais flexível sua infraestrutura de produção ao vivo, adotando uma abordagem baseada em software. O acordo, que marca uma nova fase no programa de transformação tecnológica da emissora, prevê a ampliação do uso da plataforma AMPP (Agile Media Processing Platform) como base das futuras operações de produção.

Desde 2022, Globo e Grass Valley vêm implantando o AMPP em ambientes de produção de conteúdo de nível 3, explorando uma arquitetura flexível e definida por software. O sucesso dessa etapa abriu caminho para uma migração em múltiplas fases das salas de controle principais, incluindo aquelas dedicadas a eventos de horário nobre, para uma infraestrutura apoiada no ecossistema AMPP.

Um exemplo prático dessa tecnologia foi visto nas temporadas de 2024 e 2025 do Big Brother Brasil, uma das produções ao vivo mais complexas da emissora. O projeto combinou uma infraestrutura IP 2110 completa com a arquitetura de microsserviços do AMPP em instalações próprias, permitindo que fluxos nativos em IP e controle definido por software operassem juntos em um ambiente de alta demanda. Durante a produção, o AMPP funcionou como sistema de playout com atraso programado 24 horas por dia, durante 100 dias consecutivos.

O avanço da parceria foi formalizado com a assinatura de um acordo corporativo plurianual, que garante a evolução conjunta do ecossistema AMPP em colaboração direta com as equipes técnicas e operacionais da Globo. Paralelamente, a emissora também ampliará sua infraestrutura IP 2110 com um novo projeto alinhado ao acordo, passo essencial para a adoção do padrão brasileiro de transmissão digital de próxima geração, o DTV+ (TV 3.0). A nova infraestrutura de controle baseada no AMPP também dará suporte a fluxos de trabalho em 4K, atendendo a requisitos centrais do DTV+ e reforçando o compromisso da Globo com uma produção escalável e preparada para o futuro.

Com a mudança para uma plataforma definida por software, a emissora busca mais agilidade e escalabilidade para responder rapidamente às demandas de um mercado em constante evolução, afirmou Mauricio Felix, executivo de tecnologia da Globo.

Segundo Tim Banks, diretor comercial da Grass Valley, a parceria fortalece a transformação estratégica da Globo. “O AMPP oferece uma plataforma híbrida em nuvem potente, ágil e eficiente, capaz de sustentar os fluxos de produção ao vivo mais exigentes agora e nos próximos anos.”

O acordo representa não apenas um avanço tecnológico para a Globo, mas também um reflexo de uma tendência mais ampla da indústria em direção a modelos de produção escaláveis e definidos por software.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados