Home Reportagens Globo lança a primeira estação privada de TV 3.0 do país

Globo lança a primeira estação privada de TV 3.0 do país

Globo inicia testes com tecnologia DTV+ e lança a primeira estação privada de TV 3.0 do país, que promete transformar a TV aberta

Por Ricardo Batalha

Durante as comemorações dos 60 anos da TV Globo, a emissora apresentou a nova tecnologia DTV+ a convidados em evento conduzido pelo presidente Paulo Marinho. Estiveram presentes autoridades como o ministro da Secom, Sidônio Palmeira; o presidente da Anatel, Carlos Baigorri; o presidente da Ancine, Alex Braga; além de representantes da Globo, da ABERT e do Ministério das Comunicações.

A Globo inaugurou a primeira estação privada de TV 3.0 no Brasil, tecnologia que será conhecida como DTV+. A nova geração da televisão aberta traz avanços como imagem em 4K HDR, áudio imersivo e recursos interativos, incluindo compras pelo controle remoto e publicidade segmentada. Com autorização temporária do Ministério das Comunicações e da Anatel, a estação servirá como centro de testes para acelerar o desenvolvimento da tecnologia, que deve ser lançada comercialmente a partir de 2026.

A estação-piloto está localizada no Pico do Sumaré, no Rio de Janeiro, e cobre parte da Zona Sul e da Barra da Tijuca. Nesta fase inicial, apenas profissionais do setor terão acesso aos testes, utilizando aparelhos com receptores protótipos. A novidade marca o início das transmissões experimentais com a nova tecnologia de sinal digital, que deve ser disponibilizada comercialmente a partir de 2026.

Entre os avanços da DTV+ estão imagem em 4K HDR, áudio imersivo e personalizado, interatividade com quizes e compras pelo controle remoto, além de publicidade segmentada por região, tudo sem custo para o telespectador.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados