Home Especiais Grabyo revela melhorias e atualizações na NAB Show 2022

Grabyo revela melhorias e atualizações na NAB Show 2022

Grabyo apresenta novos recursos que aproveitam os fluxos de trabalho de produção de vídeo distribuído em um navegador da Web

Por Ricardo Batalha

A Grabyo apresenta na NAB Show 2022 diversas melhorias, incluindo a atualização da AWS MediaConnect, plataforma de produção ao vivo, que foi atualizada para apoiar a distribuição de fluxos de vídeo de alta fidelidade no formato SRT e Zixi. Segundo a Grabyo, “desde a última NAB há dois anos, temos dado passos significativos na reconstrução da tradicional sala de controle de produção em um ambiente virtual baseado em nuvem.”

A plataforma Grabyo fornece um conjunto colaborativo de ferramentas para escalonar os serviços de produção, ao mesmo tempo em que elimina as despesas gerais para que os clientes gerenciem a complexa infra-estrutura para a produção de vídeo na nuvem. A plataforma Grabyo é o único serviço de vídeo em nuvem que oferece clipping ao vivo, edição de vídeo e ferramentas de produção ao vivo em uma única plataforma, construída nativamente na nuvem sobre AWS.

“Construímos um conjunto de ferramentas de transmissão ao vivo – incluindo um sala de controle baseada em navegador, multiviewer, mixer de áudio. A tecnologia de sincronização, sincronização de fluxo e fluxo multiplataforma que é integrada com uma gama de serviços de captura de vídeo e transporte de LiveU, Dejero e Haivision”, destaca a Grabyo.

A Grabyo foi construída para permitir que emissoras e agências de mídia criassem conteúdo de vídeo a partir de qualquer local para distribuição digital e social. Estas ferramentas de vídeo agora expandiram seu escopo para lançar as bases para aumentar e substituir a infra-estrutura tradicional de radiodifusão linear.

A AWS MediaConnect, plataforma de produção ao vivo, foi atualizada para apoiar a distribuição de fluxos de vídeo de alta fidelidade no formato SRT e Zixi, construído sobre a AWS MediaConnect. “Paralelamente à introdução da gravação ISO instantânea, atingimos um marco no que chamamos de ‘descentralização e democratização da transmissão ao vivo’, tornando-a acessível a todos, em qualquer lugar”, explica a empresa.

Junto com as atualizações de transmissão ao vivo, a Grabyo apresenta novos recursos que aproveitam os fluxos de trabalho de produção de vídeo distribuído em um navegador da Web. O aplicativo de contribuição de convidados remotos, que permite que as equipes de produção tragam apresentadores e talentos remotos, agora tem recursos de intercomunicador e lazy talkback, facilitando a comunicação entre as equipes de produção e os talentos ‘on-air’.

Parte do apelo da plataforma é sua facilidade de uso, pois, com design intuitivo, elimina a necessidade de treinamento extensivo. “Lançamos uma série de ferramentas UX e de construção de cenários, que trazem a funcionalidade de arrastar e soltar para posicionamento, corte e remodelação de ativos para produções ao vivo”, destaca a empresa. “Acrescentamos TikTok e Instagram à nossa extensa lista de parceiros de integração de mídia social – YouTube, Facebook, Twitch, Twitter e Snap. Fomos escolhidos em um grupo exclusivo para lançar o TikTok Video API, permitindo que fornecedores terceirizados publicassem conteúdo de vídeo nativamente para as contas TikTok”, concluiu a Grabyo em comunicado.

Além disso, a Grabyo lançou recentemente o clipping de áudio multi-faixa que também está em exibição na NAB Show 2022. Como parte da compatibilidade da plataforma com os fluxos SRT, Zixi, RiST, HLS e RTP, os usuários podem agora ingerir múltiplas faixas de áudio e escolher qual delas usar para publicação e entrega posterior.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados