O Genelec 8361AP Smart Active Monitor é a escolha de dois dos três estúdios nas instalações recém-construídas pelo Grand Bay Recording Studios para música e gravação comercial, mixagem e masterização. A instalação de três quartos e 5.500 pés quadrados na costa oeste ocupa seu próprio prédio no distrito histórico de Ybor City, a leste de Tampa.
Além de atender clientes para gravação, mixagem e masterização de música e comerciais da região, o proprietário e fundador Alex Romero e sua esposa Lorena Romero, diretora financeira do estúdio, mantém um curso de engenharia de áudio Master the Bounce. Um dos pilares da base tecnológica do Grand Bay Recording são dois pares de monitores ativos inteligentes Genelec 8361AP.
Duas das salas do estúdio usam um par de monitores 8361AP como monitores principais, e uma das salas usa a versão revestida de branco, que funciona como uma espécie de tela para a iluminação Philips Hue que muda de cor na sala. Além disso, um par de Genelec 8340APs é usado como um segundo monitor de referência de mixagem. Todos os monitores Genelec foram adquiridos através da Magic Audio de Orlando.
Romero, que é fã da Genelec desde seu primeiro par de 1031 há uma década, diz que os monitores 8361A são o máximo em precisão de monitoramento. “Adoro como eles soam, especialmente o fato de que o 8361 tem muitos graves mesmo sem o uso de um subwoofer”.
“Temos um subwoofer 7370A disponível, mas os graves do 8361A são tão suaves que não precisamos dele. E descobri que isso é bom para muitos clientes de música: muito low-end disponível pode causar problemas ao tentar equilibrar uma mixagem. O 8361A oferece tudo o que você precisa para uma mixagem bem balanceada”, acrescenta.
Além disso, ele ressalta que sempre mantém um par de monitores 8340AP à mão quando precisa de uma segunda referência de mixagem. De acordo com Romero, conhecido por seu pseudônimo MixedByLex em gravações como Internet Money’s Somebody, com Lil Tecca e A Boogie, e o álbum Industry Plant de Iann Dior, o que realmente o convenceu no Genelec foi o software GLM. Ele diz que foi capaz de instalar e posicionar o 8361A perfeitamente para as dimensões e geometria das salas. “O GLM foi a principal razão pela qual escolhemos a Genelec”, afirma.
“Não sou acústico, mas sei o que quero em termos de como uma sala deve soar. Eu conecto os monitores e carrego o software, insiro as dimensões da sala e o Genelec faz todo o trabalho. Ele me fornece monitoramento e imagens precisos e é muito mais fácil de usar do que qualquer outro software existente”.
Romero integrou o GLM e o AutoCal da Genelec ao programa educacional da Grand Bay Recording como forma de explicar acústica, tratamentos acústicos e soluções para os alunos. “Conectamos os monitores e o microfone de medição acústica e observamos o software Genelec fazer sua mágica”, explica ele. “Você sabe que esses alunos terão seus próprios Genelecs mais tarde.”
Na verdade, argumenta Romero, nenhuma outra marca de monitor pode fazer tudo – gravar, mixar, masterizar e ensinar – como a Genelec. “O 8361 cobre todas as bases e faz tudo muito bem”, ressalta. “Agora estamos comprando aos pares, com o objetivo de criar um sistema de monitoramento Dolby Atmos ao longo do tempo. O 8361 também será a base para isso”, conclui.
Site relacionado: https://www.genelec.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube