Home Entrevistas Grass Valley: entrevista com Rodrick Smith, novo vice-presidente de vendas

Grass Valley: entrevista com Rodrick Smith, novo vice-presidente de vendas

Executivo de vendas de mídia e tecnologia em nuvem, Rodrick Smith assume a vice-presidência de vendas da Grass Valley para liderar a transição tecnológica na América Latina

Por Ricardo Batalha

Rodrick Smith, novo vice-presidente de vendas, se uniu a Grass Valley com mais de 16 anos de liderança em vendas na indústria de broadcast e tecnologia de nuvem. Anteriormente, atuou como Diretor de Vendas na Evertz, onde liderou o desenvolvimento dos negócios na América Latina e adquiriu uma profunda compreensão das necessidades únicas da região. Posteriormente, ocupou o cargo de Executivo de Contas na Intel, onde trabalhou exclusivamente na área de nuvem, trabalhando com fornecedores de serviços de nuvem e SaaS para impulsionar melhorias de desempenho e eficiência de custos. Na entrevista a seguir, Smith fala sobre sua carreira e os novos desafios na Grass Valley.

Podemos começar com um breve resumo de sua carreira?
Rodrick Smith:
Trabalhei 16 anos e meio na Evertz onde desenvolvi e liderei os negócios na região LATAM. Depois, durante 1 ano fiz parte da equipe “Cloud Route to Markets” na Intel Canadá onde atendi clientes como provedores de serviços em nuvem, provedores SaaS com seus próprios data centers e SaaS Digital Native (nativo da nuvem) que tinham todos os seus serviços funcionando na nuvem pública (AWS, GCP, etc.). Nesta função, tive que entender muito bem os desafios e necessidades de meus clientes em termos de lançamentos de novos serviços e produtos, e ajudá-los a alcançar melhorias de desempenho e eficiência de custos.

Qual é o cargo que você está assumindo na Grass Valley e quais serão suas tarefas específicas?
Smith: Estou assumindo o cargo de Vice-Presidente da região LATAM, e serei responsável pelas equipes de vendas e pré-vendas em toda a região da América Latina (México, América Central e do Sul e Caribe) e do Brasil.

Qual você acha que é o maior potencial que a Grass Valley tem em nossa indústria atualmente?
Smith: Sem dúvida é a plataforma AMPP e o Grass Valley Media Universe. Uma das coisas que vi quando trabalhava na Intel é quantas empresas estão aproveitando a nuvem (privada, pública e uma mistura das duas (multinuvem)) devido a várias vantagens.

Na nuvem privada, a utilização de uma base comum de infraestrutura permite que a mesma base de sistemas seja utilizada por qualquer serviço, aplicação ou plataforma. Isso simplifica muito o uso de recursos e a compra e manutenção desses sistemas. Os clientes podem substituir e manter seus servidores muito rapidamente e podem adicionar ou mudar serviços dinamicamente conforme necessário.

Acrescentando a nuvem pública à sua estratégia cloud, eles podem usar apenas o que precisam no momento e aproveitar a elasticidade da nuvem para testar novos serviços sem nenhum investimento, crescer de acordo com suas necessidades, e depois reduzir os serviços quando não estão em uso.

Eles podem, por exemplo, mudar para a nuvem pública para uso ocasional ou serviços temporários e para testar novos serviços primeiro na nuvem pública e, se gerarem boa aceitação/adoção, levar esses serviços para sua nuvem privada para mantê-los em operação contínua.

Com AMPP e a plataforma e ecossistema do Media Universe, estamos criando uma plataforma completa para nuvem híbrida e multinuvem que permite que a indústria aproveite as mesmas economias de escala e vantagens do uso elástico usando o ambiente de nuvem mais adequado, seja nuvem privada “on-prem” ou nuvem pública (AWS, GCP, Azure) ou uma combinação.

Já conquistamos uma base de usuários significativa, incluindo a Globo, que já estão aproveitando as vantagens operacionais e econômicas dessa mudança de paradigma para retomar o controle de suas finanças, com a capacidade de criar cada vez mais conteúdo para atender às diversas plataformas de distribuição que a realidade do setor exige hoje.

Com tantos anos na indústria, qual é a posição da Grass Valley na América Latina e qual é a sua visão da equipe que está trabalhando atualmente na região?
Smith: Estou extremamente satisfeito com a estratégia e a equipe que temos para a região, é realmente o ideal para qualquer empresa que faça negócios na América Latina. Temos profissionais muito experientes e qualificados nas áreas de pré-venda, vendas e pós-venda, mais do que qualquer outro fabricante na região.

Tenho orgulho de ser líder de um grupo tão excepcional e contamos com a equipe perfeita para enfrentar a transformação digital de nossa indústria, onde o mundo do hardware tradicional e as vantagens das plataformas de software nativas da nuvem podem coexistir, e queremos acompanhar nossos clientes nesta jornada.

Embora sua chegada a Grass Valley seja recente, como você vê a equipe de representantes na América Latina? Já tem estratégias em mente para elaborar o plano de trabalho na região?
Smith: Os representantes na região LATAM são parte fundamental do nosso negócio e isso é algo que continuaremos fortalecendo para aprimorar nossos negócios e a atenção aos nossos clientes em todas as partes da América Latina.

Com seu trabalho na Evertz você conseguiu um crescimento significativo da marca na América Latina, você planeja fazer um trabalho similar com a Grass Valley na região?
Smith: O meu trabalho durante vários anos na Evertz foi muito gratificante, muito importante em termos pessoais e profissionais. Fui à Intel para aproveitar a oportunidade de aprofundar as questões da nuvem, que é tão importante no cenário tecnológico atual. Mas sempre senti falta da indústria e da região da América Latina em particular, e quando vi tudo o que está acontecendo na Grass Valley, com Andrew Cross como CEO e todas as mentes brilhantes da empresa, como resultado do desenvolvimento do AMPP e GV Media Universe, e também tendo o selo de aprovação de um cliente tão renomado e exigente como a Globo, eu sabia que tinha que entrar para o time porque era uma oportunidade única.

Qual é o maior desafio que você enfrenta ao chegar na Grass Valley?
Smith: Tudo o que está envolvido em uma transformação digital é um desafio. Um desafio para alinhar a visão por parte dos clientes, da camada superior até aqueles que operam e fazem a manutenção dos sistemas. É uma mudança de mentalidade e requer suporte de ponta a ponta para garantir que todos os envolvidos possam dar o próximo passo com confiança, sabendo que são apoiados por uma grande empresa e uma rede de representantes qualificados em sistemas de data center para plataformas de nuvem “on-prem” e no assessoramento e suporte no uso da nuvem pública (AWS, GCP, Azure) para aproveitar o melhor de cada plataforma e a mais moderna tecnologia disponível.

Gostaria de acrescentar algo?
Smith: Estou muito feliz e satisfeito por retornar à região da América Latina, à indústria da mídia e por ser o líder de uma equipe tão espetacular. Estou animado por estar de volta com nossos clientes e reitero meu compromisso de apoiá-los melhor do que nunca.

Site relacionado: https://www.grassvalley.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados