Home Reportagens Grass Valley: GV AMPP capacita produção em nuvem para Electronic Arts Competitive Gaming Entertainment

Grass Valley: GV AMPP capacita produção em nuvem para Electronic Arts Competitive Gaming Entertainment

Por Ricardo Batalha

GV AMPP impulsiona a produção em nuvem para entretenimento competitivo de jogos eletrônicos da Electronic Arts

A Grass Valley revelou que a Electronic Arts Competitive Gaming Entertainment (CGE), divisão de esportes eletrônicos da empresa, selecionou a GV AMPP (Agile Media Processing Platform) para permitir a produção remota e totalmente distribuída para seus principais eventos de jogos competitivos EA SPORTS FIFA 21 e Apex Legends.

O fluxo de trabalho em nuvem de ponta a ponta permite que a EA entregue histórias de qualidade de transmissão para sua base de fãs global – com uma equipe de produção trabalhando em suas respectivas casas – independentemente de onde o torneio ao vivo está ocorrendo. Inédito no setor, o fluxo de trabalho utiliza o painel de controle do switcher GV Korona da Grass Valley conectado pela Internet pública a um motor de centro de produção K-Frame rodando em GV AMPP. O GV AMPP faz parte do GV Media Universe da empresa, um ecossistema abrangente de soluções conectadas, serviços e mercados que tornam os fluxos de trabalho de mídia baseados em nuvem uma realidade.
Após um teste com a Grass Valley para um torneio ao vivo Apex Legends, ocorrido no início de dezembro de 2020, a EA foi ao vivo pela primeira vez com a AMPP no final daquele mês para apoiar seu evento FIFA 21 Global Series European Qualifier 1, que ocorreu de 12 a 13 de dezembro. Mais de 20 feeds de câmera da Europa e feeds adicionais de contribuição ao vivo para o talento chegaram a um datacenter da AWS na Virgínia do Norte. O Diretor Técnico (TD) da EA Geoff Butler deu um soco no show usando GV K-Frame no AMPP de sua base em Sacramento, CA (EUA). A produção correu sem problemas, graças à baixa latência do AMPP e capacidade de gerenciamento de tempo inteligente, sem nenhuma diferença perceptível para perfurar o show em um estúdio físico.

“Aprendemos que uma produção ao vivo na nuvem reúne vários sistemas não relacionados, criando muita complexidade – se uma parte do fluxo de trabalho falha, todo o sistema falha. O GV AMPP da Grass Valley foi uma solução útil, reunindo todas as nossas necessidades em um ecossistema harmonizado. O AMPP nos dá uma plataforma de qualidade de transmissão profissional – na nuvem – com os valores de produção e a confiabilidade que precisamos para dar aos nossos fãs a melhor experiência. Para nossos operadores, usar o K-Frame na nuvem foi perfeito, sem diferença perceptível para trabalhar em um ambiente de estúdio”, comentou Joe Lynch, chefe de transmissão da EA CGE.

Com o GV AMPP, a equipe da EA pode gerenciar a produção ao vivo de seus eventos de jogos com mais eficiência, girando geograficamente rapidamente para atender às necessidades dos fãs de esportes em toda a Europa, Ásia e Américas. O AMPP foi escolhido por sua baixa latência, resultados de alta taxa de quadros e experiência de visualização incomparável para fãs de jogos em todo o mundo. “A necessidade de fluxos de trabalho flexíveis para suportar uma ampla gama de configurações de eventos ao vivo e fornecer a mesma experiência rica e imagens impressionantes em qualquer tela não está mais em dúvida. É empolgante ver os primeiros usuários como a EA movendo-se ousadamente para a nuvem para alavancar seu potência e agilidade”, disse o CEO e presidente da Grass Valley, Tim Shoulders.

O switcher K-Frame da Grass Valley agora se integra perfeitamente à plataforma AMPP com uma simples atualização de software. Enquanto o painel do alternador físico permanece, o quadro é executado em um servidor COTS ou em um serviço de nuvem pública. Com o K-Frame no AMPP, os operadores podem configurar um show em um K-Frame normal e, em seguida, perfurá-lo usando um quadro conectado a AMPP acessando todas as funções familiares com as quais estão acostumados. Para a EA, a interface de usuário específica do operador familiar é fundamental para garantir que as produções sejam executadas de maneira uniforme e consistente.

Juntamente com o K-Frame no AMPP, a configuração da EA inclui uma gama de aplicativos AMPP, incluindo Master Control, Flow Monitors, Clip Players, Master Control Switcher, I / O, Test Signal Generators, AV Mux, módulo Delay, HTML 5 Graphics Render, Multiviewer, gravadores e streamers. A equipe tem acesso a amplos recursos de sondagem e monitoramento para transparência em todas as partes do fluxo de trabalho.

“O projeto com a EA também é um exemplo fantástico de como os fluxos de trabalho de hoje precisam girar rapidamente – seja para contornar uma pandemia global ou para acompanhar as demandas de diversos públicos. Estamos extremamente orgulhosos de que o AMPP desempenha um papel central na capacidade de produção da EA, ajudando a equipe a inovar para entregar o conteúdo criativo pelo qual são conhecidos”, concluiu Tim Shoulders.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados