Home Reportagens Grupo Expreso Sonora inicia sua aventura de rádio com equipamentos AEQ e tecnologia Dante

Grupo Expreso Sonora inicia sua aventura de rádio com equipamentos AEQ e tecnologia Dante

Por Redação

O projeto integrado com equipamentos AEQ simplifica a operação, centraliza recursos, garante a integridade do conteúdo e otimiza custos

O Grupo Expreso Sonora, especialista em mídia impressa e digital do estado de Sonora, no México, embarcou em uma aventura do mundo das rádios com a aquisição de duas frequências nas cidades de Guaymas e Navojoa.

Luis Felipe Romandía, diretor geral; em conjunto com Cynthia Sánchez, administração; César Mendivil, engenharia; César Reyna, gerente do escritório da AEQ Kroma México; e o distribuidor autorizado da AEQ, Grupo Diez Tecnología, propôs um projeto onde a geração de conteúdos de ambas as frequências poderia ser centralizada a partir das instalações centrais do Grupo Expreso, localizado na cidade de Hermosillo. Uma vez que o conteúdo é gerado, estes serão enviados via codecs para Guaymas e Navojoa em tempo real e de alta qualidade.

Foi necessário interconectar os estandes de transmissão e produção para compartilhar conteúdo ou adicionar sinais de diferentes locais. Para isso, optou-se por integrar uma rede Dante que permitisse resolver esses cenários de maneira simples. O projeto, totalmente integrado com equipamentos AEQ, simplifica a operação, centraliza recursos, garante a integridade do conteúdo e otimiza custos.

O sistema de automação AEQ AudioPlus, com cartões virtuais Dante, destina-se à emissão e gerenciamento de conteúdo. Foram instaladas quatro licenças de emissão (duas para a Guaymas e duas para a Navojoa), além de três licenças de produção para a ingestão, gravação e geração de diretrizes musicais e publicitárias. O modo de emissão de conteúdo do sistema funciona de duas formas: manual, quando há operadores trabalhando horas; e automático, que emite o conteúdo pelo controle de data e hora.

Para o processamento de áudio, dois consoles digitais AEQ Capitol IP foram selecionados para as frequências Pop Extreme e Sonora Grupera, ambos com um híbrido de telefone dual integrado e um módulo Dante de 16 canais. Além disso, 4 consoles analógicos AEQ Bravo foram instalados nas cidades de Guaymas e Navojoa para produzir localmente.

Os links são feitos por codecs IP AEQ da família Phoenix. Os audiocodecs Venus 3 com canal duplo Dante enviam dois sinais independentes e simultâneos para cada uma das cidades. O áudio gerado em Hermosillo é recebido em Guaymas e Navojoa graças aos codecs Mercury IP de um canal.

Por outro lado, os conversores analógicos/digitais Dante AEQ Netbox 8 são instalados para integrar dispositivos analógicos e/ou digitais na rede Dante sem a necessidade de investir em novos equipamentos. Estes dispositivos permitem um esquema de trabalho plug & play para enviar e receber áudio de qualquer estação com baixa latência (5 ms).

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados