Home Especiais GV apresenta na IBC 2023 a versão LDX C150 da plataforma de câmera estúdio LDX 150

GV apresenta na IBC 2023 a versão LDX C150 da plataforma de câmera estúdio LDX 150

Com conjuntos de recursos em expansão, as inovações da Grass Valley continuam a permitir novas aplicações e funcionalidades

Por Ricardo Batalha

A Grass Valley apresenta na IBC 2023 sua mais recente geração de sistemas de câmeras de transmissão LDX, projetados para oferecer qualidade de imagem excepcional nos principais formatos de hoje, incluindo UHD/4K e 1080p de alta faixa dinâmica (HDR), além de modos de gama de cores ampla (WCG) com SDI, NativeIP SMPTE ST 2110 ou compressão nativa JPEG-XS. Um dos destaques é a expansão da Série LDX 100, que inclui o novo formato compacto LDX C150 de sua plataforma de câmera estúdio LDX 150, facilitando a transição da aquisição HD/UHD-SDI para NativeIP/SMPTE ST 2110.

No estande 9-A01, os visitantes da IBC poderão conferir demonstrações das mais recentes inovações em câmeras da Grass Valley, incluindo a nova LDX C150 compacta, o novo modo 6X de velocidade 1080p HDR/WCG tanto na LDX C150 quanto na LDX 150, e o modelo de entrada LDX 92, ideal para esportes ao vivo de baixo custo e eventos.

A GV também destaca a LDX C135, a versão compacta da câmera estúdio LDX 135 de tamanho real, que tem se mostrado muito popular desde sua estreia na NAB Show de 2023, além de uma demonstração imperdível do mais recente Painel de Controle de Sombreamento de Câmera e Aplicativo para Tablet. A correção de cores pode ser realizada localmente e remotamente usando um tablet alimentado pela inovadora plataforma nativa de nuvem da Grass Valley, AMPP (Agile Media Processing Platform), abrindo portas para novas abordagens emocionantes nos fluxos de trabalho de produção.

A Grass Valley também anuncia um novo visor de câmera que será lançado no final do ano, projetado para facilitar o trabalho dos operadores de câmera. O novo visor oferece recursos adicionais, incluindo entrada de vídeo HDMI e SDI, além dos cabos padrão de visor/câmera, e uma entrada de alimentação CC direta via um conector XLR de 4 pinos.

Investindo hoje no amanhã
Enquanto o retorno sobre o investimento (ROI) para câmeras 15 anos atrás era de 7 a 10 anos, hoje é de apenas 3 a 5 anos. “Para alcançar esse ROI agressivo, os clientes agora buscam usar suas câmeras sempre que possível e onde quer que seja”, disse Adam Marshall, Diretor de Produto da Grass Valley.

“A chave para maximizar a utilização da câmera é ter todas as funcionalidades de que os usuários precisam na cabeça da câmera, juntamente com a opção de licenciar capacidades adicionais conforme necessário, como modos de alta velocidade, UHD/4K e/ou IP ST 2110”, afirmou Marshall. “Nossa plataforma de câmera LDX 100 Series exemplifica essa flexibilidade, permitindo que nossos usuários escolham entre configurações básicas SDI e IP hoje e, em seguida, licenciem as capacidades de ponta de que podem precisar, com base no pagamento conforme o uso.”

A Grass Valley continua a aprimorar suas linhas de produtos atuais, como a LDX 92, especialmente adequada para aplicações de transmissão ao vivo, incluindo esportes, notícias e cobertura de eventos especiais. Como o modelo de entrada da Série LDX 90, a LDX 92 oferece o modo 1080p HDR/WCG de velocidade única por meio de opções de software. Enquanto isso, o LDX 150, anteriormente disponível até 3X UHD, é recém-anunciado como suportando adicionalmente a resolução 6X 1080p HDR/WCG.

Com conjuntos de recursos em expansão, as inovações da Grass Valley continuam a permitir novas aplicações e funcionalidades. A correção criativa de cores, que permite o sombreamento tanto por meio de um painel quanto por um aplicativo para tablet, permite que os sombreadores ajustem atributos de imagem na sala de controle, no caminhão ou no local, ou em qualquer lugar do mundo por meio do GV AMPP. “Os sombreadores agora podem se mover ao redor de um local ou ficar na frente da casa e ver como a correção de cores está afetando o vídeo nos grandes telões”, comentou Paul De Bresser, Gerente de Produto de Câmeras de Transmissão da Grass Valley. “Eles também podem receber feedback enquanto estão ao lado dos criativos no local, ajustando os parâmetros da imagem para garantir que todos obtenham a aparência exata desejada em grandes telas de LED, como durante um concerto.” Novo na IBC 2023, a correção criativa de cores agora é ainda mais fácil com uma nova opção independente para o painel CGP500, oferecendo a capacidade de se conectar diretamente a uma cabeça de câmera sem a necessidade de infraestrutura de servidor.

Câmeras apoiam o compromisso da indústria
“Dada a complementação de novos modelos, funções e recursos em nossa linha de câmeras, pretendemos deixar claro que estamos totalmente comprometidos em atender às necessidades da indústria de Mídia e Entretenimento com sistemas de câmera de transmissão de classe mundial”, disse De Bresser.

Essa filosofia se alinha com a presença geral da empresa na IBC2023. Com o tema “A qualquer hora, em qualquer lugar, de qualquer maneira” em seu estande, a Grass Valley destaca como seu poderoso Universo de Mídia GV unifica o hardware tradicional no qual os radiodifusores sempre confiaram com soluções baseadas em software de próxima geração como o AMPP.

De acordo com o CEO da Grass Valley, Louis Hernandez Jr., “com nosso Universo de Mídia GV e a escalabilidade e atualização de nossos produtos de hardware e software em toda a linha, os clientes agora podem configurar seus fluxos de trabalho personalizados com base na abordagem tradicional, híbrida ou em nuvem que melhor atende às suas necessidades hoje e no futuro.”

Site relacionado: https://www.grassvalley.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados