Home Reportagens Haivision redefine o processamento e transcodificação de vídeo ISR com novo Kraken X1 Rugged

Haivision redefine o processamento e transcodificação de vídeo ISR com novo Kraken X1 Rugged

Kraken X1 Rugged oferece desempenho imbatível e inteligência impulsionada por IA para os ambientes operacionais mais desafiadores

Por Ricardo Batalha

A Haivision anunciou o lançamento do Kraken X1 Rugged, uma nova solução para processamento e transcodificação de vídeo no campo de operações mais extremas. Projetado para suportar os desafios das missões ISR (Intelligence, Surveillance, and Reconnaissance), o Kraken X1 Rugged oferece uma poderosa combinação de processamento de vídeo com baixa latência e capacidades avançadas de IA, atendendo às necessidades operacionais mais exigentes.

Compacto, robusto e sem ventilador, o dispositivo é otimizado para ser utilizado em plataformas com restrições de tamanho e peso, como UAVs, aeronaves tripuladas, veículos e embarcações. O Kraken X1 Rugged é baseado na plataforma NVIDIA Jetson Orin, proporcionando aceleração de GPU de próxima geração, e é capaz de realizar até quatro streams de vídeo 1080p HD ou um stream de 4Kp60, com compressão HEVC/H.265 ou H.264.

Uma das grandes inovações dessa solução é a capacidade de processar dados de vídeo e metadados no local da missão, o que otimiza o uso da largura de banda e acelera a entrega de inteligência, além de aumentar a segurança dos dados, pois elimina a necessidade de transferir feeds para centros de dados distantes. Isso é possível graças ao poder de processamento da IA na borda, que permite rodar algoritmos de terceiros diretamente nas plataformas sensoriais implantadas no campo.

O Kraken X1 Rugged também é capaz de otimizar a transcodificação para compatibilidade com transportes de rede limitados, usando metadados KLV para aprimorar o contexto geoespacial e gerar inteligência acionável. Com conformidade com os padrões MIL-STD de resistência ambiental e de energia, a solução garante desempenho confiável mesmo em condições adversas. Além disso, oferece flexibilidade de integração, permitindo a conexão com redes ISR, o roteamento de streams de vídeo para destinos múltiplos e a conversão entre protocolos de transporte como MPEG-TS, SRT, RTMP, RTSP e RTP.

A plataforma Kraken já é amplamente confiada por operações ISR e missões críticas, e o Kraken X1 Rugged expande ainda mais as capacidades dessa linha de soluções, oferecendo um processamento de vídeo em tempo real ainda mais poderoso e adaptável para ambientes operacionais extremos.

Site relacionado: https://www.haivision.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados