Um sistema digital Clear-Com implantado em todo o amplo campus da National Geographic pela parceira da Clear-Com em Washington, D.C., a FC-Production, permitiu que as celebrações do prêmio “Rolex National Geographic Explorer of the Year” prosseguissem com mais fluidez do que nunca. Este prêmio, conquistado este ano por Tara Roberts, é concedido a um indivíduo cujas ações, realizações e espírito ultrapassam os limites da liderança na exploração e que mostra o compromisso de compartilhar esse conhecimento com o mundo.
O campus, formalmente conhecido como National Geographic Base Camp, tem desempenhado um papel essencial na missão global da organização sem fins lucrativos desde o final de 1800, principalmente como um local para os exploradores da Nat Geo se reunirem e compartilharem suas experiências com o público. Entre o museu, o teatro e a sede principal, o campus ocupa a maior parte de um quarteirão da cidade, o que representa um desafio potencial para a comunicação do evento.
A FC-Production foi uma das primeiras a implantar os produtos HelixNet e FreeSpeak, da Clear-Com, na Costa Leste, e a empresa frequentemente enfrenta eventos desafiadores e de grande escala semelhantes a este. De fato, a produtora trabalha neste evento há anos, mas 2022 marca a primeira vez que os organizadores a encarregam de fornecer toda a infraestrutura de comunicações e áudio. Neste caso, isso incluiu o FreeSpeak II Digital Wireless Intercom da Clear-Com e o HelixNet Digital Partyline Intercom, distribuídos através de 10 transceptores implantados na sede da Nat Geo. Enquanto o evento principal ocorreu no teatro, havia um espaço secundário, um pátio externo com sistema de som e palco para DJs.
“Antes, esses sistemas eram divididos em vários grupos diferentes”, explicou o gerente de operações da FC-Production, Joseph Foley. “Geralmente, isso incluía fornecedores (para quem) o intercomunicador não era o foco principal, o que apresentava vários desafios. A interface sozinha criava dores de cabeça. Sem mencionar que os fornecedores traziam uma mescla de equipamentos analógicos e digitais, produtos de diferentes fabricantes e equipamentos de diferentes épocas. Então, este ano, nos trouxeram desde o primeiro dia para evitar os problemas inevitáveis e simplificar tudo com o FreeSpeak II e o HelixNet.”
Ao todo, a FC-Production implantou 25 pacotes de cintos FreeSpeak II e 20 pacotes de cintos HelixNet. Um controle mestre central foi localizado no teatro e ‘spided’ por fibra para as outras áreas de visualização. Em seguida, eles distribuíram HelixNet e FreeSpeak sobre POE e Cat5, e implantaram unidades divisoras FreeSpeak em cada local e transceptores para o FreeSpeak. “Este foi o primeiro ano em que eles não estavam usando longos trechos de cobre XLR, 700 pés em todo o campus, e tentando fazer interface com fios individuais de intercomunicação de local para local”, observou Foley.
Em última análise, isso diminuiu drasticamente a carga no tempo e melhorou drasticamente a qualidade do produto com o qual eles acabaram. Por exemplo, os operadores de câmera podiam se mover rapidamente entre os locais porque não precisavam mais deixar suas mochilas em uma sala, correr pelo prédio para pegar novas mochilas e tentar se adaptar a novos volumes e configurações de comunicação.
Pela primeira vez, a Nat Geo poderia ter um diretor de vídeo centralizado cortando a parte de streaming do evento e se comunicando facilmente com todos os operadores, em qualquer lugar no local, uma função que foi muito apreciada pelos produtores de eventos. Foley observou que a transição para eventos virtuais durante a pandemia trouxe um foco mais nítido sobre o quão fluido e contínuo pode ser um sistema singular fornecido por um provedor experiente e experiente. “Trabalhamos com a Nat Geo em eventos virtuais nos últimos dois anos. Eles não precisavam desse nível de suporte de intercomunicação, mas ainda precisavam de interface com outros locais integrando Agent-IC ou via caixas LQ IP Series, da Clear-Com, para uma solução de intercomunicação sobre IP.”
“Eles perceberam que havia uma solução melhor. Só precisavam se aventurar. A implantação do FreeSpeak e do HelixNet tornou as coisas fáceis e rápidas, e certamente permitiu uma integração mais suave e funcionou muito bem nesta ocasião”, concluiu Foley.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube